Renda Variável

Dólar subindo muito? Veja como assessorar seus clientes nesse cenário

Alta volatilidade da moeda americana: hoje, existe um sistema on-line que permite acompanhar carteiras de investimentos em qualquer moeda, incluindo o dólar, com dados atualizados diariamente.


O dólar está oscilando bastante e já atingiu o patamar de 3,90, o mais alto desde 2016. Há uma série de fatores internacionais e domésticos que explicam a alta volatilidade da moeda americana.

Com a economia dos Estados Unidos crescendo em ritmo acima do esperado, o Federal Reserve (FED) pode decidir por mais elevações da taxa de juros até o final do ano. Assim, os treasures, os títulos do tesouro americano, se tornam mais atraentes, estimulando os investidores a retirarem seus recursos dos países emergentes como o Brasil. Além disso, diversos aspectos da política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm causado volatilidade, sobretudo, a disputa comercial com a China. O fato é que a valorização do dólar está ocorrendo frente a uma ampla cesta de moedas, incluindo o Real.

Quando olhamos o Brasil, a proximidade das eleições e um quadro de candidatos e alianças partidárias ainda indefinido fazem com que muitos investidores busquem proteção no dólar. As principais preocupações dizem respeito principalmente ao nível de comprometimento que os candidatos terão com o ajuste fiscal. Soma-se a tudo isso, os efeitos negativos da greve dos caminhoneiros na economia e as incertezas sobre os rumos da política de preços dos combustíveis no País.

Nesta situação de alta da moeda americana, assessores de investimentos como você precisam estar preparados para acompanhar as carteiras de investimentos de seus clientes e, ter ferramentas que ajudem a fazer análises e recomendações bem embasadas e consistentes.

Real X Dólar: tipos de análise

Neste post, vamos abordar duas formas de monitorar a rentabilidade de um portfólio considerando o comportamento da moeda americana.

Vamos analisar uma carteira bem básica em relação ao dólar. Sua composição é a seguinte:

40% - Fundo DI

40% - CDB que paga 98% do CDI

20% - Fundo Cambial

O caminho mais usualmente adotado é comparar desempenho da carteira em reais com a variação do dólar. Aqui, a moeda americana é o indexador. Desse modo, no período entre 29/12/2017 e 29/06/2018, a rentabilidade em reais da carteira foi de 6,16%, enquanto o dólar teve alta de 16,55%. Observe:

Tabela_SmartBrain_CarteiraReais

Porém, uma outra forma de analisar e fazer o acompanhamento da carteira pode ser fazendo a conversão diária de todos ativos e suas movimentações para o dólar e verificar o portfólio todo e seu retorno nesta outra moeda. Note que esta opção é diferente de simplesmente comparar o retorno em real versus o retorno do dólar. Portanto no mesmo exemplo, entre 29/12/2017 e 29/06/2018, o desempenho da carteira convertida diariamente para o dólar foi negativo, de -8,92%, e a moeda americana valorizou 16,55%.

Tabela_SmartBrain_CarteiraDolar

Como você sabe, cada cliente tem uma necessidade. Muito fazem aplicações em ativos no Brasil e no exterior e para tal preferem ver suas carteiras totalmente convertidas para o dólar ou outra moeda. Poder, assessorar estes clientes convertendo automaticamente todas as aplicações para  uma outra moeda é um grande diferencial de atendimento e uma forma de prestar um serviço de alto valor. .

Sabemos que fazer esse tipo de acompanhamento diário utilizando planilhas manuais é muito trabalhoso e consome muito de seu tempo.

Tecnologia traz eficiência

As tecnologias inovadoras têm aumentando a eficiência dos assessores de investimentos e a preocupação da SmartBrain é ajudar os profissionais a alcançarem o mais alto nível de atendimento aos seus clientes. O sistema SmartAdvisor, que consolida diversos tipos de investimentos oferece o módulo Multimoedas, onde é possível converter automaticamente a carteira em real de um cliente em qualquer moeda escolhida.

A ferramenta faz a conversão automática a cada transação levando em consideração a precificação e a variação cambial diária de cada ativo. Você pode observar os efeitos positivos e negativos das várias aplicações que foram feitas e, assim, fazer melhores recomendações.

Continue acompanhando o blog da SmartBrain!

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.