Gestão de Carteiras

Economize tempo e ganhe escala com o enquadramento automático de carteiras

A Smartbrain desenvolveu uma ferramenta on-line que executa, de forma automática, todas as etapas do enquadramento das carteiras de investimentos.


Nos posts anteriores descrevemos o processo do Suitability e as formas existentes para se fazer o enquadramento. Comentamos que neste processo é vital usar a tecnologia, pois ela executa os diversos cálculos de verificação de enquadramento de forma automática – medindo a volatilidade das carteiras ou dos ativos isoladamente e otimizam o trabalho do consultor de investimentos, que poderá focar na análise da carteira e nas sugestões de realocação. 

Como podemos ver no diagrama abaixo o processo de enquadramento tem várias etapas:

Esse fluxo de trabalho, quando executado de forma manual, demanda muito tempo. Ainda mais se considerarmos o número de clientes atendidos por cada agente.

Segundo dados da SmartBrain, cada consultor de investimentos acompanha, em média, 13 carteiras com aproximadamente 14 ativos em cada uma. Isso significa que ao seguir o fluxo do processo de enquadramento acima são realizadas aproximadamente 80 rotinas que demandam perto de 20 horas de trabalho.

Podemos considerar também que para os escritórios e gestores de patrimônio que possuem, em média, 15 agentes esse fluxo de trabalho aumenta de forma exponencial embutindo um alto custo para sua manutenção.

Foi pensando em facilitar a rotina de trabalho dos consultores e escritórios de assessoria de investimentos e a fim de garantir mais eficiência e economia de custos, que a SmartBrain desenvolveu uma ferramenta on-line que executa, de forma automática, todas as etapas do enquadramento das carteiras de investimentos.

Essa solução é flexível, capaz de incorporar diversas metodologias de cálculos de risco das carteiras, assim como é possível incorporar os diferentes parâmetros de classificação usados por cada um dos consultores.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.