Big Data

Big Data Smartbrain: número de assessores de investimentos autônomos cresce mais 6%

Big Data da Smartbrain indica que o empreendedorismo no setor de investimentos continuam expansão: número de consultores e agentes autônomos cresce 6% em 12 meses.


O empreendedorismo no setor de investimentos continua em plena expansão no Brasil. Além das chamadas fintechs, o avanço do número de profissionais que largam seus empregos para se tornarem agentes autônomos de investimentos e consultores independentes cresceu 6% no último trimestre terminado em julho de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Os dados levantados são do banco de dados da SmartBrain e, ao analisarmos um horizonte ainda maior, o avanço destes profissionais que atuam de forma independente foi exponencial, de 424% nos últimos 8 anos.

Alto potencial

Como abordamos em um outro post são diversos os motivos que têm levado os profissionais do mercado financeiro a empreender na área de assessoria de investimentos. Os principais são a qualidade de vida, a flexibilidade de horário, a possibilidade de realização profissional e, claro, de obter maiores ganhos. A regulação dessa atividade e o avanço da tecnologia são os grandes aliados desta mudança. Hoje, há uma série de soluções e ferramentas on-line acessíveis que facilitam o dia a dia dos assessores, tanto no atendimento ao cliente quanto nas atividades de back office.

Quando analisamos os perfis dos novos empreendedores, vemos que os gerentes de bancos são os que mais têm virado a chave na carreira e se tornado agentes autônomos de investimentos ou consultores independentes. Há aqueles que tocam a atividade de forma individual, mas são várias as iniciativas de profissionais que se juntam e montam escritórios com mais recursos e maior capacidade de atendimento de clientes.

Apesar de não haver uma correlação direta, o número de profissionais alocados em bancos com CPA-10 e CPA-20 e autorizados a comercializar produtos de investimentos, diminuiu 9,2%, de 102 mil para 92,6 mil entre junho de 2017 e junho deste ano. A fusão entre grandes bancos e o fechamento de agências pode ser o grande motivo por trás desta queda, porém, também pode indicar que uma parcela deles pode ter seguido para o empreendedorismo no setor.

Na esfera das corretoras e plataformas de investimentos, temos visto um número cada vez maior de players. Estas empresas possuem planos ousados de crescimento e por isso vêm ampliando a oferta de produtos nas suas prateleiras e investindo fortemente em marketing. Dentro destas estratégias, está o crescimento das suas equipes de distribuição. Assim, realizam campanhas agressivas para atrair gerentes de bancos nas diversas regiões do país, para se tornarem seus agentes autônomos.

Todo este movimento, obviamente, só está sendo possível porque os investidores estão mais conscientes, acessam mais conteúdo relacionado a finanças pessoais e, diante do leque de alternativas de produtos, procuram montar carteiras diversificadas.  Desta forma, cada vez mais eles buscam a assessoria personalizada de profissionais especializados para obterem recomendações alinhadas com suas estratégias de curto, médio e longo prazos. Neste contexto, podemos destacar recente mapeamento divulgado pelo Google Brasil sobre buscas sobre o tema finanças pessoais na web que aponta já serem as corretoras independentes mais procuradas do que os sites dos cinco maiores bancos.

Big Data

A SmartBrain processa atualmente mais de 128 mil carteiras que somam cerca de 100 bilhões de reais. São mais de 2.600 profissionais de investimentos que utilizam nossas ferramentas, entre elas o SmartConsolidador - um poderoso consolidador de investimentos.

Assim, com a aplicação de tecnologias de estruturação e análise de dados – Big Data, conseguimos analisar informações de forma agregada e divulgar estudos que podem ajudar você, profissional da área de investimentos, a acompanhar melhor o que está acontecendo no seu segmento.

Fique por dentro das tendências da assessoria de investimentos! Continue acompanhando o blog da Smartbrain e confira novas informações e pesquisas!

 

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.