Gestão de Carteiras

Como melhorar a forma de sugerir novos investimentos para seus clientes

Veja como melhorar a análise e as sugestões de alterações nas carteiras de investimentos dos seus clientes de forma mais assertiva.



Para formar a alocação inicial de uma carteira de investimentos normalmente você propõe uma diversificação baseada na relação risco/retorno de seus clientes.

Entretanto, várias coisas mudam e é necessário fazer o balanceamento constante nas alocações sugeridas.

As mudanças mais comuns são aquelas baseadas nas alterações das necessidades de seus clientes, como por exemplo a mudança de um objetivo ou no prazo de resgate de um investimento. Outras são aquelas baseadas na dinâmica da economia e na performance dos produtos sugeridos, que podem não se comportar como o previsto.

Este segundo ponto é geralmente o mais desafiador e acontece com mais frequência em momentos de instabilidade econômica, onde a performance dos ativos não segue os padrões esperados.

Diante deste cenário, veja como você pode melhorar ainda mais seu poder de análise, e como aumentar a eficiência na demonstração das sugestões de ajustes na alocação da carteira ou troca de investimentos de seus clientes.




Acompanhamento diário

Para poder acompanhar e comparar a performance dos ativos e produtos sugeridos é necessário analisar diária e cautelosamente dados e informações atualizadas.

A busca e o levantamento manual de dados, além de ser trabalhosa, é delicada e suscetível a erros. Portanto, obter a atualização da precificação dos ativos diariamente, com base em fontes confiáveis e sistemas automatizados, é fundamental para o acompanhamento e controle diário das carteiras de seus clientes.

A sua sensibilidade de mercado acompanhada de um sistema diário de atualização das carteiras permite que você não perca tempo com trabalhos manuais e sim com a análise comparativa da performance dos produtos, podendo inclusive realizar testes e simulações que venham a ser ainda mais efetivas para os objetivos de investimento e performance das carteiras de seus clientes.

É necessário portanto acompanhar os investimentos de forma detalhada diariamente a fim de poder realizar análises e sugerir o correto balanceamento das carteiras de forma assertiva.

Focar nas análises, ajustes e sugestões de alteração

São inúmeras as possibilidades ou necessidades de ajustes nas carteiras de investimentos de seus clientes. Sejam por rebalanceamento de concentração de risco, de gestor, de tipo de ativo, de liquidez, ou também de performance, é sempre necessário estudar as alocações sugeridas a fim de se certificar que elas estão se comportando dentro do previsto.

Mas para fazer este trabalho é vital atualizar os dados e fazer diversos tipos de análises. É necessário avaliar os dados de forma ampla e dinâmica podendo ter vários tipos de relatórios que permitam uma avaliação completa.

É necessário também fazer diversos tipos de comparações e de testes nas carteiras a fim de manter os ativos sugeridos ou trocá-los por investimentos mais eficientes e assertivos.

É um trabalho detalhista e complexo, que requer um grande poder de análise econômica financeira e de destaque de suas habilidades. Realizar estas tarefas sem o auxílio de uma ferramenta automatizada e ágil dificulta o processo e diminui seu tempo dedicado a isto.

Ao ganhar poder de análise, você não obtém apenas tempo, mas principalmente assertividade, pois pode fazer uma série de testes de ajustes nas carteiras de seus clientes. Pode analisar a mudança de alocação entre renda fixa e variável, entre classes e tipos de ativos, entre novos investimentos, com novos indexadores.

Enfim, realizar uma série de comparações que melhoram sua visualização e poder de recomendação, seja em épocas normais ou de grande volatilidade dos mercados.

Por isso, é importante ter ferramentas ágeis que permitam observar e analisar os resultados de estratégias e da rentabilidade alcançada e estudar maneiras de diversificar.


Otimização de tempo de atendimento

É importante ressaltar que pode-se melhorar muito a assessoria de investimentos conseguindo atingir um tempo de resposta e timing mais imediato na interlocução com seu cliente.

Quando você tem uma ferramenta online, por exemplo, não só melhora a análise da carteira de seus clientes, como também consegue reduzir o tempo com que pode apresentar os extratos e fazer apresentações de relatórios de diferentes possibilidades.

Assim, você pode se colocar em contato mais frequente com seu cliente, tendo a posição do portfólio dele atualizado e com informações mais concisas. Além disso, você também pode realizar comparações de diferentes tipos e fazer simulações de troca de investimentos para melhorar a performance da carteira.

Também, no que diz respeito às reuniões com o cliente, em vez de realizá-las somente mensalmente pode fazer sempre que necessário, pois terá a carteira atualizada a todo momento, prontas para qualquer demonstração de resultados.

Ou seja, ter um recurso online permite que você esteja na frente dos fatos e dos concorrentes, pois antecipa a sua análise e a forma como pode fazer a apresentação de suas sugestões a seus clientes, aumentando a sua capacidade de previsibilidade e estabelecendo uma relação quase em tempo real.

Relação mais próxima e transparente

Uma vez que o cenário de investimentos é dinâmico, conseguir a confiança de seu cliente requer o estabelecimento de uma relação mais transparente e assídua possível. Portanto, a apresentação de argumentos fundamentados para a tomada de decisão influencia diretamente na construção de um relacionamento próspero.

A interação, aliás, é um ponto chave nessa questão. O processo de argumentação, apresentação e comparação de resultados e sugestões de investimentos é pouco interativo sem o auxílio de uma ferramenta especializada, a qual não consegue enriquecer a experiência de assessoria nem auxiliar no esclarecimento e iniciativa do investidor.

Comparações e simulações ajudam não só na melhoria do timing, agilizando decisões, mas também na construção de confiança por meio de exemplos mais práticos, trazidos ao dia-a-dia e mostrando o quanto determinada recomendação pode resultar em um retorno mais adequado ao cliente.

E então, você tem sentido dificuldades em encontrar a melhor forma de propor novos investimentos a seus clientes? Continue acompanhando nosso blog para obter mais dicas sobre a área.

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