Gestão de Carteiras

Coronavírus: fundos multimercado diluem riscos e perdem menos

Com o simulador de investimentos monitoramos, no início de março, os efeitos do coronavírus em uma carteira de fundos multimercado.


Usando o nosso simulador de investimentos, estamos acompanhando, desde o início do ano uma carteira com cinco fundos multimercado (estudo do nosso Big Data – base janeiro) Legacy Capital Advisory; Kapitalo Kappa Advisory; AZ Quest Multi Max e AZ Quest Mistral. Decidimos fazer esse teste para ver o que acontece em época de turbulência causada pelo coronavírus e o conflito em torno do preço do petróleo no mercado internacional. 

Esse portfólio, com início no último dia útil de 2019, teve retorno de 1,27% % até o dia 19 de fevereiro, portanto estava acima do CDI do período, de 0,61%. 

No dia 26 de fevereiro, quando houve a confirmação do primeiro caso de coronavírus, essa carteira já acumulava perda de 0,05%, e no final do mês passado, fechou com desvalorização acumulada de 0,20%, abaixo do CDI (0,69%). 

Confira o que aconteceu com o portfólio de fundos multimercado entre os dias 2 e 13 de março, quando a volatilidade no mercado financeiro aumentou fortemente:

LEGACY CAPITAL ADVISORY FC FI MULT – FOF multimercado. 

KAPITALO KAPPA ADVISORY FC DE FI MULT – FOF multimercado.

AZ QUEST MULTI MAX FC FI MULTIMERCADO – fundo multiestratégia em juros, moeda e ações.

AZ QUEST MISTRAL FC FI MULT CRED PRIV – FOF com foco em crédito privado

KINEA CHRONOS FI MULT – fundo multiestratégia em juros, ações, volatilidade, moedas e inflação.

gráfico multimercados

 

post_simulado_2

A carteira de fundos multimercado, que estava em queda no final de fevereiro, reagiu positivamente no início de março, porém no acumulado do ano, a sua performance de 0,41%, ainda estava atrás do CDI (0,71).

Mas, chama a atenção a rentabilidade de 3,85% do fundo AZ Quest Multi Max da gestora AZ Quest, que tem estratégia em juros, moedas e ações. O desempenho foi obtido por ter ativos pouco correlacionados, que reagem de forma diferente no mercado, ou seja, enquanto alguns sobem outros descem. Com a baixa correlação entre os ativos, obtém-se melhor retorno com diluição do risco. 

Outro fundo da AZ Quest, o AZ Quest Mistral, um fundo de fundos com foco em títulos de crédito privado acumulou retorno de 0,69%, abaixo do CDI. 

A maior queda no acumulado do ano até o dia 2 de março foi do Kapitalo Kappa Advisory, fundo de fundos multimercado, de -2,12%.

Note que quase todos os multimercados tiveram uma performance ruim, mas não como o Ibovespa, que caiu 7,80% no período. 

Situação em 13 de março:

post_simulador-1

A instabilidade no mercado aumentou bastante até o dia 13 de março. O Ibovespa tombou 28,51% no acumulado do ano. Mas a carteira de fundos multimercado caiu muito menos do que o principal indexador da Bolsa, somente 4,77%. Porém, ficou muito abaixo do CDI (0,85%), sendo que superar este indicador é o objetivo de muitos  fundos dessa categoria. 

O fundo Kapitalo Kappa Advisory e o Legacy Capital Advisory tiveram as quedas mais acentuadas – respectivamente de 9,94% e 8,35%, e puxaram o resultado da carteira.

O único fundo que ficou no positivo, com rentabilidade de 0,32% foi o AZ Quest Mistral  Crédito Privado. 

Os investidores devem sempre saber exatamente quais são as estratégias de alocação dos gestores, os ativos selecionados, as políticas de risco e a correlação entre os fundos que escolhe, para equilibrar seus portfólios. Principalmente nas épocas de turbulência no mercado global é que os benefícios de uma seleção criteriosa aparecem.   

Existem diversos tipos de fundos multimercado, com inúmeras possibilidades de composições de carteiras. 

Veja o comportamento de diversos fundos multimercado ao testar uma carteira no simulador de investimentos!

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.