Gestão de Carteiras

Como as ferramentas de automação permitem profissionais dedicarem mais tempo para se concentrar nos clientes

Para um consultor, gestor ou agente autônomo de investimentos a parte mais árdua de seu trabalho é levantar, analisar e consolidar os dados relevantes para a performance dos investimentos financeiros e imobiliários de seus clientes num só lugar. Uma plataforma que automatize isso pode te dar mais tempo e inteligência para estratégia e gestão.


Imagine todos os seus processos de análise, levantamento e consolidação de dados, automatizados. Resultado: mais tempo e inteligência para estratégia e gestão das carteiras de investimentos

O grande ponto de dor de consultores, assessores e agentes autônomos de investimentos está justamente na consolidação de dados para seus clientes em um só report, sistema ou ferramenta, pois  gera um trabalho manual excessivo para esse profissional, que consiste em coletar, analisar, comparar e reportar características comuns de todo ativo financeiro, como rentabilidade, liquidez, riscos e volatilidade.

Este tipo de trabalho, portanto, requer que o profissional - que tem como função principal auxiliar e aconselhar as estratégias de investimentos e para tal deve analisar sua carteira e estar atento às oscilações do mercado, notícias e divulgação de índices pelos veículos de comunicação oficiais do mercado financeiro - perca grande parte do seu tempo útil coletando dados, realizando cálculos da rentabilidade dos  ativos, avaliando enquadramentos, e preenchendo relatórios, a fim de inserir e tudo, de maneira manual, em uma planilha do Excel, que até hoje tem sido a principal ferramenta utilizada na consolidação de investimentos..

Essa forma  de trabalho dá espaço para erros humanos, ineficiência, falta de agilidade e inteligência - se compararmos com o empoderamento que esse profissional pode ter se for munido de uma ferramenta que automatize esse processo e otimize seu trabalho de uma forma que lhe permita passar mais tempo aplicando sua expertise como advisor, traçando estratégias, conhecendo o perfil de investimentos de seus clientes, melhorando assim o alinhamento entre as partes - consultor e investidor. Isso sim, impacta diretamente de forma positiva a performance e resultados da carteira de investimentos.

Em suma, essa etapa do trabalho deixa pouco espaço em agenda para que o consultor financeiro dê atenção para seus clientes, seja para estratégia, seja para reportar tudo o que acontece com sua carteira de investimentos, que, convenhamos, é a parte mais valiosa e produtiva dessa consultoria de investimentos.

Seguindo a onda da Transformação Digital, que já se instalou em diversos segmentos - desde empresas de tecnologia até indústrias inteiras - o consultor, assessor ou agente autônomo de investimentos também pode usufruir dos avanços e das possibilidades que as tecnologias para finanças prometem. Pensando nisso, a SmartBrain propõe uma análise mais profunda sobre esse horizonte de possibilidades. Vamos à ela?

Você, consultor de investimentos mais ágil e assertivo no atendimento de clientes:

Timing é tudo no mercado financeiro, por isso, um bom consultor de investimentos é aquele que consegue analisar e identificar oportunidades para investir de forma inteligente e gerar um balanceamento entre risco/retorno com maior performance para carteira de investimentos de seus clientes - o que é, na verdade, o principal e grande objetivo destes.

As ferramentas de automação fornecem aos consultores de investimentos  cálculos precisos, informações e dados históricos da carteira de um cliente e do mercado centralizadas, tornando as reuniões de consultoria com seus clientes mais proativas, uma vez que são mais ágeis, precisas e eficazes, permitindo aos clientes a tomada de decisões de investimentos e alocação da carteira de forma mais assertiva . As ferramentas de automação economizam horas de trabalho manual do profissional pois, através de relatórios e  dashboards com a centralização das principais informações ele será mais ágil no envio de informações e resultados aos seus clientes.

 

Facilidade em encontrar e identificar informações relevantes para estratégias de investimento de seus clientes:

O fácil acesso à comparadores de ativos - fundos, CDBs, LCIs, CRIs/CRAs e ações - aumenta o potencial da análise de risco e retorno, seja de ativos individualmente ou de carteiras agregadas e geram relatórios de forma mais prática e ágil, permitindo ao consultor de investimentos uma gestão de investimentos híbrida, de maneira que pode testar e aplicar diferentes estratégias de investimentos de acordo com vários cenários e  momentos do mercado. .

Além disso, a automatização das tarefas rotineiras de um consultor de investimentos, como atualização de dados cadastrais, de cálculos e atualização de preços de ativos libera tempo útil do consultor para tarefas estratégicas, bem como permite que esse profissional ofereça um serviço completo e personalizado para seus clientes, o que impacta diretamente na percepção que esses clientes têm sobre a prestação de serviços de seu consultor, agregando valor à consultoria que, a partir deste momento, torna-se indispensável para o investidor.

Otimizar a comunicação entre cliente/prospect vs. consultor de investimentos é vital:

Quando um possível cliente aborda um consultor, ou vice-versa, tudo o que esse potencial cliente quer ver são as diferenças da sua atual estratégia de investimentos comparada com aquelas  que o consultor irá propor, afinal, é justamente essa diferença - inclusive, de resultados e retornos - que será fator primordial para contratar ou não um consultor de investimentos.

É exatamente aqui que as ferramentas de automação entram em cena e facilitam essa demonstração, que podem ser realizadas na forma de uma simulação de investimentos, de acordo com a nova estratégia traçada pelo consultor. Claro que o consultor terá que se debruçar sobre os investimentos aplicados pelo prospect, estudar os pontos de atenção e traçar uma nova estratégia. Isso depende, sempre dependeu e sempre dependerá da expertise como consultor, mas criar uma forma de visualização e demonstração ágil e fácil para o prospect é vital para fechar novos contratos.

Mais tempo para se dedicar ao marketing do seu negócio:

Fidelizar os clientes atuais e atrair novos negócios é sempre uma necessidade para consultores, assessores e agente autônomos de investimentos. Sem ações mínimas de marketing, captação de novos clientes se dá somente por indicação, o famoso boca a boca. Mas, em pleno século XXI, esse modelo de marketing - que ainda se faz relevante quando o assunto é credibilidade - não pode ser o único. E, por isso, um consultor, por meio das ferramentas e softwares que automatizam parte de seu trabalho, tem mais tempo para se dedicar ao marketing do seu negócio, seja como pessoa física ou jurídica.

Ferramentas que utilizam a tecnologia como aliada para a gestão de investimentos minimizam os erros humanos por parte do consultor, os riscos de investimentos para os clientes e aumentam o tempo hábil para análise,  eficiência, assertividade e inteligência das estratégias de investimentos que esse profissional irá propor para seus clientes.

Portanto, é papel do assessor, consultor ou agente autônomo de investimentos investigar, pesquisar e experimentar novas maneiras para melhorar o atendimento ao cliente, o desempenho de seus  portfólios e a integridade de sua organização, visando manter sua empresa competitiva e elevá-la ao próximo nível.

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.