Gestão de Carteiras

Como um simulador de investimentos ajuda no controle dos investimentos

Um simulador de investimentos pode te ajudar a fazer uma análise mais assertiva dos seus investimentos.


Você sabia que no mercado financeiro brasileiro existem mais de 25 mil ativos divididos em mais de 130 categorias?

As corretoras, plataformas de investimentos e bancos oferecem cada vez mais produtos de investimentos. As prateleiras estão repletas. Como escolher as melhores aplicações?

Em se tratando de investimentos, que envolvem o dinheiro e projetos de vida, tomar as melhores decisões é essencial.

Nesse sentido, um simulador de investimentos pode ser um grande aliado de investidores como você. Com tantos produtos disponíveis no mercado, esta ferramenta traz diversas vantagens.

Como um simulador pode te ajudar

Teste uma combinação de ativos

Ao usar um simulador de investimentos, você conseguirá testar uma combinação de diversas aplicações. Então, você vai montar uma carteira virtual com os ativos que você escolheu e verificar como ela teria se comportado em termos de rentabilidade e volatilidade em diversas janelas de tempo.

Nesta ferramenta, você pode combinar, por exemplo, 20% em uma LCI, 10% em um CDB, 20% em um fundo de renda fixa, 35% em um fundo multimercado e 15% em ações.

Diversifique seus investimentos

Com um simulador de investimentos, você conseguirá verificar se a sua estratégia de investimentos é realmente diversificada. “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”, é uma frase que todo o investidor deve ter sempre em mente. A diversificação de investimentos é uma forma inteligente de diluir a exposição ao risco e aproveitar as oportunidades de ganhos com variados produtos financeiros. Com esta estratégia, quando o desempenho de uma aplicação for negativo, os outros ativos podem compensar e, na média, se tem mais estabilidade no conjunto dos investimentos.

Além disso, um ativo que isoladamente tenha alta volatilidade, como o dólar ou uma ação, por exemplo, quando colocado em um pequeno percentual na carteira, digamos 3% a 5%, terá pouco feito na volatilidade e poderá melhorar o retorno total do portfólio.

Conheça melhor o seu perfil de investidor

Normalmente, os bancos e as corretoras aplicam um questionário para conhecerem os seus objetivos como investidor e avaliarem o seu grau de tolerância ao risco. Porém, o ideal é que você utilize também um simulador de investimentos para fazer uma autoavaliação do seu perfil de investidor.

Ao usar o simulador, você saberá com mais clareza a reação que você tem em períodos de turbulência no mercado financeiro. Por exemplo, com essa ferramenta, é possível avaliar o seu nível de desconforto diante, por exemplo, de uma queda forte nas cotações de ações. Portanto, o simulador é uma ferramenta que mede sua sensibilidade ao risco de forma mais objetiva e numérica, faz você sentir “na pele” as flutuações dos preços dos ativos.

Comece a usar um simulador de investimentos agora mesmo! 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.