Gestão de Carteiras

Invista melhor tendo uma visão do seu portfólio

Neste post, falamos da importância da visão de portfólio e do controle de investimentos para melhores decisões e maiores ganhos.


Um dos principais erros dos investidores ainda é olhar os ativos isoladamente, às vezes, investem influenciados por propagandas de instituições financeiras, com base na dica de um amigo ou são atraídos pelos chamados “investimentos da moda”, mas não têm uma visão mais ampla, dos efeitos de cada aplicação na sua carteira. Entre as perguntas mais comuns que vejo por aí são: “Você me indica uma boa ação?” e “Agora, qual é a melhor aplicação?”

Porém, para investir bem, é essencial saber o seu perfil de investidor, conhecer e ter uma visão de portfólio. Isso porque, ao considerarmos, por exemplo, três ativos - quando combinados - eles resultarão em um quarto ativo com comportamento diferente, um nível de risco/retorno totalmente diverso de cada aplicação de forma individual.

Quando os juros estavam em patamares muito altos no Brasil – lembrando que Selic ficou por muito tempo acima de dois dígitos, obter bons retornos era fácil, bastava investir em renda fixa. Desse modo, muita gente tinha carteiras bastante concentradas em fundos e títulos de renda fixa, com poucos ativos. 

 

A hora e a vez de diversificar

Agora, é preciso diversificar e, assim, o debate sobre alocação de investimentos se intensificou bastante. É fato que, em qualquer circunstância, não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto – isto é, não se deve ficar exposto a um único tipo de risco, porém a crise e a queda da taxa básica de juros reforçam a necessidade de diluir a exposição ao risco ou eventos incertos e, ao mesmo tempo, capturar oportunidades de ganhos, investindo em variados tipos de ativos. 

O grande problema é que muitos investidores não sabem realmente se suas estratégias estão bem diversificadas nem quanto ganham com seus investimentos, uma vez que hoje é fácil investir em diversos lugares – plataformas de bancos e corretoras. As informações das aplicações costumam ficar espalhadas entre as diversas instituições financeiras - e juntar tudo isso em uma planilha de Excel é muito trabalhoso e ineficiente. Então, para saber a rentabilidade agregada e correta de todos os investimentos e fazer a gestão de uma carteira, o ideal é usar um consolidador de investimentos. Nós oferecemos no mercado o Advisor Basic, um consolidador de carteiras, que é gratuito, até uma iniciativa de educação financeira nossa. Com esse sistema também dá para ver a exata contribuição de retorno das ações, dos multimercados, das aplicações de renda fixa e, também, de cada estratégia, de cada banco ou corretora - são informações que ajudam os investidores nas suas análises e decisões. 

Além disso, é super importante monitorar a evolução da carteira regularmente, coisa que as pessoas geralmente esquecem de fazer. Não adianta se esforçar para montar uma boa carteira e esquecer dela. Os investidores têm que acompanhar se as estratégias estão dando certo. 

De tempos em tempos, é interessante testar e simular novas combinações de ativos e oportunidades que aparecem no mercado. Afinal, podem ser necessárias realocações, em função das mudanças no cenário econômico ou na vida de cada um, que está em constante transformação. E, com as ferramentas certas, tudo fica mais fácil. 

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.