Gestão de Carteiras

Saiba o que observar na conduta dos profissionais de investimentos

Nós da SmartBrain iniciamos uma série sobre o que investidores como você devem observar na hora de escolher profissionais de investimentos.


Saber escolher um profissional de investimentos é tão importante quanto a sua decisão de escolher onde investir.
Como já comentamos em um outro
post escolher um profissional é como escolher um médico, arquiteto ou advogado, você precisa verificar a sua especialização e ter confiança em seu trabalho.

A partir deste post, nós da SmartBrain iremos iniciar uma série sobre o que investidores como você devem observar na hora de escolher profissionais de investimentos. No mercado há diversos tipos de experts que dão suporte nas várias etapas desde o diagnóstico do seu perfil de investidor e nível de tolerância ao risco, recomendação de carteira de investimentos, análise de ativos, vendas de produtos financeiros e gestão de patrimônio.

Fazer uma seleção criteriosa desses profissionais é importantíssimo e nós vamos te ajudar nesse processo. Para iniciar, iremos explicar quais os princípios de conduta que todos os profissionais do setor devem seguir e que você que é investidor deve prestar muita atenção.

Para tal, pedimos ao consultor Hudson Bessa, economista e doutor em Administração com mais 30 anos de experiência nos mercados financeiros e de capitais, sendo 27 anos na Anbima, para que analisasse a legislação que orienta a atuação profissional no setor. No País, os principais marcos regulatórios são a Instrução 592 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que regulamenta a atividade de consultoria de valores mobiliários e os códigos de ética das certificações CFA (Chartered Financial Analyst), oferecida pelo CFA Institute e CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar, além do novo código de distribuição de produtos de investimentos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Com base neste estudo, conforme Hudson Bessa, há um conjunto comum de princípios de conduta que deve ser a base da relação entre os profissionais de investimentos e seus clientes.

O que observar?

Primeiro, você precisa saber se o profissional de investimentos tem as qualificações técnicas para prestar os serviços. Segundo a regulamentação e códigos das entidades do setor, ele deve ter conhecimentos necessários para desempenhar suas funções e manter-se atualizado. Hoje, as principais certificações do mercado contam com provas para atestar os conhecimentos dos profissionais, programas de educação continuada, o que ajuda nesse processo. Assim, ao selecionar um especialista para te ajudar, estude o currículo dele, converse sobre a experiência que ele possui,  verifique certificações e confira o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O segundo ponto que converge na análise dos princípios de conduta e que deve ser bem observada por você é como profissional irá aplicar o questionário de Avaliação do Perfil do Investidor e como irá utilizá-lo nas recomendações de investimentos para sua carteira. Também chamado Suitability, trata-se de um processo estruturado, uma ferramenta de inteligência cujo objetivo é conhecer o investidor e a partir da qual os consultores de investimentos devem propor estratégias eficientes de alocação de ativos, alinhadas com seus objetivos, horizonte temporal e grau de tolerância ao risco. No caso dos agentes autônomos, o Suitability é uma referência fundamental tanto para a orientação adequada dos sobre produtos financeiros que distribuem quanto para a implementação dos portfólios.

Lealdade e transparência

O profissional de investimentos deve sempre agir com boa fé, diligência e lealdade, ou seja, deve colocar o interesse dos seus clientes acima dos seus próprios. É fundamental que ele atue exclusivamente em benefício dos investidores que atende.

Por fim, ao escolher o especialista, é necessário saber claramente se ele está sendo transparente em relação ao tipo de cobrança pelo serviço prestado. O modelo de remuneração, assim como quaisquer vantagens ou benefícios, devem ser comunicados com riqueza de detalhes a você, investidor.

Com base nesse estudo e nas informações coletadas, vemos que a confiança é o fator mais importante para se construir o relacionamento com um profissional de investimentos. O profissional que irá assessorá-lo deve pensar em você, investidor, o tempo todo, agir em seu benefício a qualquer momento, fornecendo toda e qualquer informação necessária para que você possa tomar uma decisão consciente.
É fundamental criar e consolidar uma relação duradoura. Portanto, qualificações técnicas, credibilidade, transparência, lealdade e independência são os principais pontos levantados pelos reguladores e entidades de mercado e que devem ser observados por você na hora de avaliar seu profissional de investimentos.

Continue acompanhando o blog da SmartBrain e saiba mais sobre os profissionais de investimentos. Fique ligado!

Você também pode gostar de ler o posts abaixo:

Quem é quem na área de investimentos: saiba como cada profissional pode te assessorar

http://blog.smartbrain.com.br/quem-e-quem-na-area-de-investimentos

Qual a diferença entre agente autônomo e consultor de investimentos?

http://blog.smartbrain.com.br/qual-a-diferenca-entre-agente-autonomo-e-consultor-de-investimentos

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.