Gestão de Carteiras

smartRealEstate: chega ao mercado um sistema completo para gestão de investimentos em imóveis

Acaba de ser lançado o smartRealEstate, sistema de consolidação e controle de imóveis, desenvolvido pela SmartBrain.


Chega ao mercado o primeiro sistema de consolidação de carteira e gestão para quem investe em imóveis - o smartRealEstate, desenvolvido pela SmartBrain.

Agora, é possível analisar os investimentos imobiliários da mesma forma que se faz com as aplicações financeiras.

O sistema smartRealEstate tem como principal função fazer o cálculo da rentabilidade real dos imóveis. Esta análise pode ser realizada tanto para imóveis isoladamente quanto para uma carteira de imóveis. Essa ferramenta facilita o trabalho de gestão e a vida de investidores, family offices, agentes autônomos de investimento, advisors, consultores imobiliários, corretores, imobiliárias, incorporadoras e construtoras. Com essa solução, pessoas físicas e profissionais passam a ter total controle do patrimônio.

O sistema é completo e para usá-lo basta cadastrar as informações de cada imóvel, que a partir deste momento passam a ter fichas específicas. O cálculo da rentabilidade e do retorno é feito considerando a variação do preço do metro quadrado, mais o fluxo de aluguéis (quando existirem), menos as despesas. A lista de custos inclui taxa de corretagem, escritura, registro em cartório, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), condomínio e serviços de manutenção. Quanto aos imóveis financiados, os desembolsos com juros devem ser informados para entrarem na conta.

Após o lançamento dos dados, os cálculos de rentabilidade, vacância, disponibilidade financeira, vencimentos, entre outros, são efetuados de forma automática e muito rápida. Desse modo, fica fácil verificar quais imóveis geram receitas de fato; os empreendimentos que estão empatados – sem apresentar ganhos ou perdas, e até mesmo aqueles que geram muitas despesas e afetam negativamente o desempenho de sua carteira imobiliária.

E ainda tem mais. O smartRealEstate, ao oferecer um extrato com os retornos dos imóveis, pode se conectar ao smartAdvisor - sistema de consolidação de investimentos financeiros - e compará-los entre si. Assim, os vários tipos de investimentos em imóveis como casas, apartamentos, escritórios, flats e galpões podem ser comparados com aplicações disponíveis no mercado financeiro - fundos, CDBs, LCIs, debêntures, ações, títulos públicos, moedas etc.

Principais funcionalidades

Ao utilizarem a plataforma smartRealEstate da SmartBrain, investidores e profissionais contarão com uma série de funcionalidades.

É possível acessar diversos relatórios e extratos com tabelas e gráficos ilustrativos da carteira de imóveis separados por tipos – residenciais, conjuntos comerciais, flats, lajes corporativas, incorporações e terrenos - ou por regiões, proprietários, grupos familiares, entre outras categorias.

Com o smartRealEstate, você contará com um extrato consolidado da rentabilidade dos imóveis (aluguel, valorização e retorno) e poderá compará-lo com quaisquer índices de mercado, analisando em qualquer período ou janela de tempo.

Além disso, o smartRealEstate facilita o gerenciamento dos contratos de locação, monitorando as receitas de cada imóvel alugado e oferecendo relatórios de visualização separados de diversas formas - por região, por inquilinos, por tipo de contrato etc. Desse modo é mais fácil fazer análises de vacância, por exemplo.

O sistema possui ainda um “quadro de avisos”, onde você poderá programar alertas sobre variados acontecimentos como os contratos de locação a vencer nos próximos 60 dias, os contratos já vencidos, os vencimentos de seguros e fianças e pagamentos de despesas.

Portanto, ao utilizar o smartRealEstate, você abandona as planilhas eletrônicas, automatiza processos e faz o controle e gerenciamento de seus investimentos imobiliários com agilidade e precisão. Você pode também abrir um Dashboard de Consolidação e analisar seus investimentos financeiros e imobiliários, criando um novo mindset de gestão de investimentos.

Com todos os dados em mãos, você traz maior inteligência ao processo de análise e define estratégias mais eficientes!  


Para saber mais sobre as funcionalidades smartRealEstate, fale com um de nossos especialistas.Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.