Gestão de Carteiras

Diferença entre as melhores e piores aplicações em 2018

É importante pesquisar e escolher muito bem os investimentos, pois são enormes as diferenças de rentabilidade entre ativos das mesmas categorias.


Ao longo do ano passado, os preços dos ativos oscilaram bastante por diversos fatores como denúncias de corrupção, eleições e incertezas sobre a política e economia, principalmente sobre os rumos da situação fiscal. No cenário externo, a apreensão foi em torno do embate comercial entre os Estados Unidos e a China e indicações sobre o aumento da taxa de juros pelo Fed, o Banco Central americano.

Depois de muito sobe e desce, o Ibovespa fechou o ano com alta de 15,03%. As oscilações também foram intensas no câmbio, mas o dólar encerrou 2018  com valorização de 16,94% a R$ 3,85. O estresse do mercado fez oscilar também os preços dos títulos públicos. Também houve muita turbulência na renda fixa.

Ou seja, no ano passado, o mercado foi bastante desafiador e volátil, mas para quem soube aproveitar as oportunidades, os ganhos foram altos. Por outro lado... também houve investidores que tiveram baixas rentabilidades  ou fortes perdas.

 

Melhores e piores ações e fundos de investimento em 2018

Saber escolher bem os investimentos e contar com um assessor de investimentos para ajudar nas decisões nunca foi tão importante. É preciso encontrar as aplicações mais adequadas para o seu perfil, objetivos e estilo de vida – montar uma carteira  adequada e que seja capaz de alcançar a performance desejada é um desafio e você deve estar cada vez mais atento e não ir seguindo apenas a “onda” do mercado.

Ações Top 5

Ticker Companhia Retorno em 2018 (%)
MGLU3 Magazine Luiza 126,36
CEMIG4 Cemig 116,76
BTOW3 B2W Digital 104,98
SUZB3 Suzano Papel 104,73
GOLL4 Gol 71,92
Fonte: B3 Média: 104,95%

 

Ações Bottom 5:

Ticker Companhia Retorno em 2018 (%)
BRFS3 BRF -40,08
VVAR4 Viavarejo -44,56
KROT3 Kroton -50,09
QUAL3 Qualicorp -56,90
CIEL3 Cielo -58,15
Fonte: B3 Média:  -49,96%

 

Como você pôde ver, um investidor que tivesse investido seu dinheiro igualmente distribuído nas Top 5 ações teria ganhado 105%, já quem tivesse escolhido os papéis que performaram mal, os Bottom 5, perderia 50% no ano.

 

Fundos de Investimento

Fundos de ações

Segundo nosso levantamento com base nos dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em 2018, os cinco melhores fundos de ações tiveram retorno médio de 33,33%. Os gestores fizeram um excelente trabalho e alcançaram rentabilidades entre 30,15% e 38,75%.

Já os 5 fundos de ações com piores desempenhos apresentaram alta média de somente 0,37%. Nesse grupo, a performance dos fundos ficou entre 4,81% e menos 4,35%.

Ou seja, a discrepância de rentabilidade entre os melhores fundos de ações e os piores foi de quase 33%!

 

Fundos multimercados

Conforme o estudo, os cinco fundos multimercados que apresentaram os resultados mais positivos no ano passado tiveram retorno médio de 28,20%.

Já os cinco fundos multimercados com piores desempenhos no ano passado apresentaram retorno médio de menos 3,69%.

 

Fundos de Renda Fixa

Na categoria mais conservadora, os cinco melhores fundos de renda fixa em 2018 registraram rentabilidade média de 13,71%.

Porém, os cinco piores fundos apresentaram retorno médio de apenas 0,37% no ano passado.

Assim, mesmo na renda fixa, foi 13,34% a diferença entre o conjunto de fundos com maiores rentabilidades e os produtos com menores desempenhos.

 

Como investir melhor em 2019?

Para escolher ações ou fundos de investimentos para a sua carteira, procure um assessor de investimentos. Como já destacamos em um outro post, as ações permitem várias estratégias, podem ser aplicações de curto e médio prazo, perseguindo ganhos com operações mais ágeis e frequentes, ou podem ser tratadas como um investimento de longo prazo.

Ao investir em ações, é preciso acompanhar de perto a situação financeira, operacional e os planos de investimentos das companhias. Não basta apenas olhar de forma macro a Bolsa, pois o nível de dispersão entre as ações é cada vez maior. Por isso, se você não tiver familiaridade com isso tudo, o suporte de um especialista será imprescindível.

Quanto aos fundos, é a mesma coisa, e um profissional de investimentos poderá te ajudar na escolha dos produtos mais adequados, avaliando o currículo dos gestores, a composição das carteiras e os históricos de desempenho. 

 

Ferramentas para investir melhor

Inicialmente, é interessante usar um comparador para pesquisar e comparar ativos entre si como fundos e ações, escolhendo os mais adequados para o seu perfil em termos de rentabilidade e risco. Depois, com um simulador, é possível testar uma estratégia, montando uma carteira virtual com a combinação de produtos.

Por fim, é importante fazer o monitoramento e análise contínua da sua carteira  usando um sistema com extratos consolidados para verificar se a estratégia está dando certo. Tomando estas iniciativas, certamente você encontrará as melhores alternativas de investimentos para a sua carteira  em 2019.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.