Renda Variável

Calcule a rentabilidade de carteiras offshore em diferentes moedas

Existe uma maneira rápida e eficiente de calcular rentabilidade de uma carteira com investimentos offshore em moedas diferentes.


Você investe fora do Brasil? Se ainda não investe, saiba que é cada vez mais comum encontrar profissionais que são especializados em oferecer assessoria para quem quer esta alternativa de diversificação. Entre eles, podemos citar: Opportunity, TAG, Garin Investimentos, Sonata Invest e Basis Point.

Já são bastante comuns também corretoras e instituições financeiras locais que oferecem fundos de diversos tipos que aplicam seu patrimônio nos Estados Unidos, Europa, Ásia e mundo afora. Somente para citar alguns exemplos de gestores de recursos independentes com produtos internacionais: Prudential, Dynamo, IP Capital  Partners, GEO Capital e Verde, entre outros.

Os investimentos além das fronteiras são uma forma de diversificação, uma dose extra de diluição de riscos. Mas os ativos estrangeiros também fazem parte das estratégias de muita gente que tem projetos e negócios fora do país.

Ao investirem no exterior, as pessoas acabam tendo uma carteira com diversos ativos em diferentes moedas – reais, dólares, euros ou outras moedas - e uma visão segregada dos investimentos, o que limita as análises e as decisões estratégicas. Para fazer o acompanhamento mais assertivo, é necessário consolidar todos os investimentos em um único extrato e converter tudo para uma única moeda.  

Por esse motivo, ou você conta com um sistema que faz isso para você ou com o suporte de um consultor ou gestor de patrimônio que preste este serviço. Estes profissionais possuem experiência em buscar oportunidades fora do país, esclarecem as características dos ativos e as diferentes dinâmicas de mercado, além de monitorarem o desempenho das carteiras com eficiência.

Como calcular a rentabilidade de uma carteira offshore em moedas diferentes?

Vemos que muitos investidores ainda usam uma metodologia mais simples para controlar suas carteiras de investimentos em outras moedas. Normalmente, eles fazem o cálculo da rentabilidade baseado na aplicação inicial e no saldo da posição final do mês, trimestre, semestre ou do ano, convertendo na moeda em que se pretende comparar. Esse método, apesar de fácil, não é o mais adequado, pois não considera as movimentações e limita a análise, uma vez que não permite acompanhar, em detalhes, a evolução da carteira.

Aplicação

Retorno no Período

No exemplo acima, em um ano e três meses, a carteira do investidor teve rentabilidade de 20% , mas, com este cálculo, além de não dar para ver o que aconteceu no meio do caminho, se tiverem existido movimentações – novas aplicações, resgates e pagamentos de impostos no período - o resultado pode estar totalmente errado.

Consolide seus Ativos Offshore

Com a tecnologia, o poder de análise aumenta. A plataforma Smartbrain conta com o módulo multimoedas, que consolida a sua carteira com as aplicações offshore em diferentes moedas, considerando a precificação e a variação cambial diária de cada ativo.

Com esta plataforma ou com um assessor que possa te oferecer este serviço, é possível acompanhar dia a dia o desempenho dos ativos investidos e da carteira consolidada em real ou qualquer outra moeda escolhida, considerando todas as movimentações, de forma automática. E ainda fica fácil fazer comparações com os principais indexadores de mercado.

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.