Gestão de Carteiras

Como monitorar a rentabilidade das suas operações em ações

O Advisor, software de consolidação de extratos de investimentos da Smartbrain, possibilita o controle mais eficiente das operações na Bolsa.


Muitos investem em ações com foco no curto prazo, perseguindo ganhos com movimentações mais ágeis – compras e vendas em períodos menores, em dias, semanas ou poucos meses, e cada vez mais existem ferramentas que ajudam a realizar esse tipo de investimento com eficiência.

Vemos que no Brasil, as corretoras de valores também vêm registrando número crescente de clientes que operam na Bolsa no curtíssimo prazo. Hoje, há grande oferta de cursos de formação e treinamentos de traders promovidos pelas próprias corretoras e por profissionais do mercado financeiro. Diversos traders famosos realizam webinars sobre operações e estratégias.

As casas de research têm produzido diversos tipos de relatórios e análises com base nos fundamentos da economia, no mercado de ações e sobre as companhias em específico para auxiliar este público.

As operações de curtíssimo prazo, as chamadas operações Day Trade, exigem, além dos relatórios de análises, conhecimento técnico, sendo que a análise gráfica é uma das suas principais ferramentas. Essa metodologia considera movimentos do mercado, os históricos das cotações e volumes das ações e, usando cálculos de probabilidade estatística, identifica em gráficos os padrões para o comportamento dos preços.

Junto com as ferramentas citadas acima, obviamente, é preciso fazer o acompanhamento contínuo das notícias e das cotações. E ter controle emocional é importantíssimo para enfrentar as altas e baixas do mercado.

Controle as operações em ações realizadas no dia a dia com eficiência

Os sistemas home broker das corretoras são muito eficientes no que diz respeito às negociações dos papéis, isto é, nas interfaces com a Bolsa, mas normalmente têm limitações em relação à geração de dados para o acompanhamento dos investimentos realizados no passado. De maneira geral, os investidores conseguem ter acesso somente ao extrato com a posição existente no momento, onde basicamente visualiza-se a quantidade de ações, seus preços atuais e o saldo financeiro por ação e da carteira total. Algumas plataformas mostram também as compras e vendas realizadas e as notas de corretagem geradas em um determinado período. Ou seja, o extrato convencional do sistema home broker apresenta a posição estática da carteira de ações com o saldo atual do investidor.

Análise da rentabilidade de todas as operações com ações

Com um software de consolidação de extratos de investimentos, é possível controlar todas as operações de compra e venda de ações, sejam investimentos de curto prazo, operações de giro ou DayTrade, e ainda monitorar a rentabilidade de cada papel e o desempenho da carteira de ações.

O Advisor permite acompanhar os ganhos e perdas referentes à cada ação, a um grupo específico, por exemplo, companhias de determinado setor, e os resultados da carteira de ações como um todo.

Os cálculos de rentabilidade são feitos com base no histórico de movimentação de suas operações, considerando todos os custos das transações de forma automática.

Portanto, cálculos precisos e automáticos da rentabilidade e da volatilidade da carteira de ações possibilitam decisões mais rápidas e, principalmente, assertivas. Ter acesso a informações precisas é o caminho para melhores resultados. 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.