Muitos investidores acham chato ter que preencher o Suitability ou Avaliação de Perfil do Investidor (API). Esse questionário, aplicado por bancos e corretoras, é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da instrução no. 539/2013 e vai além de definir se você é um investidor conservador, moderado ou agressivo.
Muita gente não gosta de ter que responder a tantas perguntas- “Por que querem saber tantos detalhes da minha vida financeira?”, ou acha bastante desagradável ter que gastar tempo com aquela burocracia toda. Assim, acabam respondendo rapidamente, de qualquer forma e sem prestar atenção aos detalhes, apenas para cumprir “tabela” e poderem seguir adiante com suas aplicações.
Como cada instituição financeira desenvolve o seu próprio Suitability, os investidores que possuem contas em vários bancos ou corretoras, têm que responder diferentes questionários , o que costuma ser motivo de mais queixas.
Porém, é importante entender que todo Suitability tem por trás uma metodologia, uma série de questões técnicas e comportamentais, estudadas e desenvolvidas por especialistas e que realmente ajudam a definir o perfil de um investidor como você.
Você possui demandas específicas como investidor. São muitas as variáveis que devem ser consideradas na hora de escolher investimentos tais como a fase da sua vida, o patrimônio que possui, a sua renda, o valor disponível para investir, metas de curto, médio e longo prazos, a liquidez que precisa, o período que pretende manter o dinheiro em determinadas aplicações e a sua tolerância a oscilações de preços, o chamado “apetite ao risco”.
É justamente a partir das respostas que você preenche no seu Perfil de Investidor que os profissionais e consultores de investimentos avaliam todos esses aspectos e, desse modo, conseguem prestar uma assessoria mais assertiva.
Então, o Suitability vai além do cumprimento de uma exigência legal, pois trata-se de uma ferramenta de inteligência que avalia aspectos comportamentais e que traz vantagens aos investidores, permitindo que você tenha uma carteira de investimentos compatível com suas características e objetivos.
Segundo a instrução da CVM, a reavaliação das suas características como investidor deve ser feita pelos bancos e corretoras a cada dois anos, ou seja, o Suitability tem que ser reaplicado periodicamente, visto que os projetos e o grau de tolerância ao risco das pessoas se alteram ao longo do tempo.
Mas dada a sua importância para o sucesso de seus investimentos, o ideal é que você refaça o seu Suitability sempre que ocorrerem mudanças em sua vida financeira.
Esta ferramenta é também uma maneira de você passar informações de forma organizada ao seu assessor de investimentos. Para poder auxiliá-lo, este profissional deve ter um contato permanente com você.
A experiência de um profissional a respeito das suas características como investidor ao longo dos anos através de ferramentas como o Suitability é o que poderá ser o diferencial para que você alcance os resultados esperados em suas aplicações financeiras.
Assim, preencha o Suitability ou Avaliação do Perfil do Investidor com disposição e atenção aos detalhes! Essa ferramenta é sua aliada!
Saiba como simular uma carteira de investimentos em apenas 5 passos