Gestão de Carteiras

Entendendo o perfil de risco de seu cliente

Entenda qual a importância de utilizar o módulo Suitability combinado com o Política de Investimentos para analisar melhor o seu cliente.


Sabemos que para uma alocação adequada dos recursos dos seus clientes, entender o perfil de risco em conjunto com os objetivos de alocação é fundamental.

Para isso, o profissional de investimentos conta com o Suitability, questionário que identifica o perfil de risco desse cliente

No Advisor, é possível ter uma abordagem quantitativa do perfil de risco e da aderência da carteira do cliente a esse perfil calculado. O profissional define as questões e o peso de cada uma delas, bem como os intervalos de pontuação de cada tipo de perfil. Por exemplo: um perfil conservador é classificado por uma pontuação de 0 a 10. 

Além disso, o profissional define também, dentro de cada perfil, qual o intervalo de volatilidade dessa carteira para que esteja enquadrada. No exemplo acima, em um perfil conservador, podemos definir que seria desejável a volatilidade de 0 a 1. 

Todo o cálculo acima é feito de forma automática, e já apresentado de forma objetiva. Assim, é possível saber se o cliente está dentro dos parâmetros definidos pelo profissional - ou seja, se está enquadrado ou desenquadrado.

Outro módulo do Advisor que podemos usar em complemento com o Suitability, é o de Política de Investimentos. Nele, é possível definir também que, além de range de volatilidade, seria desejável que a posição da carteira estivesse dentro de um range de alocação por estratégia ou risco, por exemplo.

Basicamente, a Política de Investimentos nos dá intervalos de alocação em opções de identificação dos ativos e o Suitability, é o questionário que define o enquadramento da carteira usando a volatilidade calculada. Sendo assim, são complementares, pois é possível usar o Suitability não só para definir uma análise quantitativa, mas também definir perfis, e a Política de Investimento é baseada nesses perfis que o questionário de Suitability traz. 

No final, ambos módulos nos trazem uma visão mais específica do cliente, nos ajudando a entendê-lo melhor e dessa forma fazer indicações de produtos de investimentos mais certeiros. Está de fato muito além de apenas seguir a regulamentação.

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.