Gestão de Carteiras

Evite lentidão e erros ao analisar as carteiras de seus clientes através da consolidação.

Saiba como uma ferramenta de consolidação pode ajudar os agentes de investimento no gerenciamento, análise e demonstração das carteiras de seus clientes.


Agentes e consultores de investimentos, corretores e wealth managers enfrentam há muito tempo um processo bastante trabalhoso, demorado e delicado para fazer o levantamento de dados das diversas aplicações de seus clientes, a fim de apresentar um extrato consolidado e orientá-los em seus investimentos.

Hoje a diversidade de investimentos é enorme. De acordo com a base de dados da SmartBrain, um cliente de alta renda, por exemplo, possui em média 11 ativos diferentes espalhados em mais de 5 instituições financeiras, o que torna cada vez mais difícil acessar os dados de cada uma destas instituições e reunir todos os extratos, causando enorme morosidade no processo.

No entanto, conseguir uma alternativa mais fácil, rápida e prática de obter todos estes dados e informações pode ajudar você a otimizar seu trabalho, ampliar o tempo dedicado à análise das carteiras e ao atendimento ao seu cliente.

Hoje, graças ao avanço da tecnologia e do mundo digital, a melhor forma de executar essa tarefa é através de um sistema de consolidação. Veja como agilizar seu trabalho e evitar erros nos processos de coletas de dados com o auxílio dessa ferramenta:

 

Maior agilidade para obtenção dos dados 

Para poder analisar as carteiras de seus clientes, sem a ajuda de uma ferramenta de consolidação, você tem que esperar o fechamento dos extratos separadamente de cada uma das instituições financeiras, para assim poder iniciar a consolidação através de planilhas eletrônicas.

Como é um trabalho manual, possivelmente você levará mais tempo para analisar os dados fornecidos e seu cliente demorará para receber o extrato consolidado, as vezes levando até mais de 10 dias após o fechamento do mês para que a compilação seja concluída.

Através de uma ferramenta de consolidação a agilidade é incomparável. Com um consolidador automatizado, você consegue visualizar os dados quase que em tempo real, pois as informações são atualizadas diariamente, podendo analisar rapidamente o desempenho das carteiras e disponibilizar os extratos aos seus clientes em 1 ou 2 dias após o fechamento do mês.

Ampliar capacidade de atendimento

Com essa facilidade agregada, o agente de investimento consegue agilizar o trabalho burocrático e ampliar seu potencial de atendimento. Portanto há um ganho de escala imediato.

No mercado financeiro, costuma-se calcular que um agente de investimento é capaz de atender entre 60 a 80 clientes mensais. Com o auxílio de uma plataforma eletrônica que automatiza os processos, existe uma estimativa de que esse potencial pode aumentar em 2 ou até 3 vezes o número de clientes atendidos por mês, garantindo, inclusive, um atendimento com mais qualidade.

Portanto, a consolidação via um sistema automático otimiza demasiadamente os processos e reduz esforços. É possível dobrar o número de clientes e consequentemente seu AUM (assets under management).

Otimização de tempo e poder de análise

A praticidade conferida por um sistema de consolidação também traz outras vantagens.

Ela ajuda o agente de investimento a ter maior poder de análise e visão das carteiras de seus clientes e a estabelecer rapidamente comparativos mais estruturados e análises mais assertivas.

Permite também oferecer uma visualização mais fácil da carteira aos seus clientes, oferecendo diversos tipos de relatórios, seja por:

 Estratégia da carteira
 Classe de ativos
 Instituição ou gestor
 Risco
 Liquidez


E outras diversas informações, fornecendo relatórios práticos e mais completos.

Realizar tal tarefa através de planilhas é muito trabalhoso e o pior de tudo é que ela está suscetível a erros, seja de digitação ou de cálculos e fórmulas. No consolidador, a única informação que precisa ser digitada é a boleta de compra/venda do ativo, pois a ferramenta realiza o restante.

Credibilidade e precisão das informações

Por fim, outra importante vantagem que uma ferramenta dessa agrega ao trabalho do agente de investimento é a credibilidade. Com tal tecnologia, ele tem a certeza de trabalhar com dados confiáveis, fornecidos por provedores e feeders oficiais como Anbima, CVM, BC, Bolsas de Valores, custodiantes, entre outros.

Além da acuracidade dos dados e informações, o uso de uma solução tecnológica está associada também à qualidade e precisão dos cálculos de precificação dos ativos e dos cálculos de rentabilidade, risco e liquidez, o que torna a qualidade da informação incomparável com aquela realizada pelo trabalho manual.

Analisar dados via planilha pode, então, ensejar falsas interpretações, análises e orientações, bem como mostrar resultados distorcidos para seus clientes. Um sistema automatizado ao contrário, qualifica e reforça a qualidade de seu trabalho e de sua orientação.

E então, você quer aumentar a eficiência de seu trabalho? Que tal entrar em contato com a Smartbrain e conhecer os diferenciais da nossa ferramenta?

 

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.