Um estudo da SmartBrain feito com exclusividade para o canal My News mostra que grande parte dos fundos de ações e multimercados tiveram ganhos expressivos nos 100 dias de governo Bolsonaro.
O balanço foi positivo apesar de todo estresse político para a articulação da Reforma da Previdência que causou intensa volatilidade no mercado financeiro nesse período.
Cassio Bariani, sócio-fundador da SmartBrain, detalhou a pesquisa especial Big Data SmartBrain em entrevista à jornalista Mara Luquet.
Veja a reportagem completa no My News.
Confira também os principais pontos do estudo:
Big Data SmartBrain – “Desempenho dos fundos de ações e multimercados nos 100 dias de Governo Bolsonaro” (análise entre 31/12/2018 e 08/04/2019)
Fundos de ações:
Amostra: 65 fundos de ações que têm mais de 250 cotistas e com patrimônio acima de R$ 250 milhões
Ibovespa no período: 10,79%
Resultado do estudo:
- 13 fundos ou 20% do total tiveram desempenho acima do Ibovespa. Entre os produtos analisados, a maior rentabilidade foi 15,6%
- 52 fundos ou 80% do total performaram abaixo do Ibovespa. A menor rentabilidade foi de 1,57%.
- A maioria dos fundos de ações teve retornos acima do CDI.
Fundos Multimercados:
Amostra: 114 fundos multimercados com mais de 500 cotistas e patrimônio acima de R$ 500 milhões
CDI no período: 1,66%
Resultado do estudo:
- 79 fundos ou 69% do total tiveram retornos acima do CDI, sendo que a maior rentabilidade foi de 6,9%.
- 35 fundos ou 31% do total analisado tiveram desempenhos abaixo do CDI, sendo que o menor retorno foi de 1,25%
Portanto, segundo os resultados do Big Data SmartBrain, nos 100 dias de governo de Jair Bolsonaro, de forma geral, os fundos de ações e multimercados apresentaram performance positiva.
Apesar das fortes oscilações no mercado financeiro no período, principalmente por incertezas e dificuldades do governo para articular a Reforma da Previdência, os investidores que buscaram estes produtos com maior risco, tiveram bons retornos, ainda mais em um cenário de taxa básica de juros em patamar histórico mais baixo – 6,5% ao ano.
Vale ressaltar que mesmo na parcela dos fundos de ações que ficaram abaixo do Ibovespa neste período, muitos deles tiveram desempenhos significativos, pois o principal indicador do mercado acionário teve forte avanço, de 10,79%.
Os fundos multimercados também foram bem porque a maioria estava bastante posicionada em ações no Brasil e no Exterior, onde diversas bolsas também tiveram bons resultados.