Renda Variável

FOF: Veja como controlar o seu fundo de fundos de ações

No Advisor, é possível montar um fundo de fundos de ações, uma nova forma de gerenciar seus investimentos.


Um FOF é um fundo que compra cotas de vários fundos de investimento, também chamados de fundos de fundos (em inglês, funds of funds). 

Recentemente, fizemos uma pesquisa e vimos que existem no mercado pouquíssimos FOFs de ações, isto é, de fundos que investem em diversos fundos de ações, ou seja, em estratégias de diferentes gestores. 

Atualmente, os fundos de fundos de ações, em sua maioria, estão disponíveis em estruturas para grandes investidores, como os clientes private de algumas instituições financeiras, ou em gestoras de patrimônio ou multi family-offices. Então, normalmente, esses produtos multigestão não são destinados para clientes dos segmentos de menor poder aquisitivo.

Com o Advisor, nosso consolidador de investimentos, você pode montar um portfólio com um mix de fundos de ações e acompanhar o seu desempenho como se fosse um FOF. Para tal, você pode controlar seus fundos de ações como uma estratégia única. 

Para ficar mais claro, vamos mostrar um exemplo prático. Nesta simulação, usamos os cinco fundos de ações que saíram no nosso estudo Big Data de junho. Vamos imaginar que o investidor tivesse investido R$ 10.000 em cada um deles em 03/07/2017:

- ARX INCOME FIA

- INDIE FIC FIA

- BRASIL CAPITAL 30 FC FIA

- MOAT CAPITAL FIC FIA

- EQUITAS SELECTION FC FIA

No Advisor, é possível ver a rentabilidade dos seus fundos de forma agregada. No caso, do início em 03/07/2017 até 27/07/2020, em pouco mais de três anos, o retorno deste FOF foi de 108,33%, contra 65,11% do Ibovespa.

Note no exemplo acima que é possível acompanhar a rentabilidade da carteira de fundos como se fosse um FOF.  Porém, dá para monitorar tanto o desempenho desta estratégia quanto de cada um dos fundos de ações selecionados em separado. 

Então como você viu, é fácil montar um FOF exclusivo, com os fundos de ações dos seus gestores preferidos. Uma maneira diferente de gerenciar seus investimentos.

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.