Renda Variável

Importância da visão de longo prazo nos investimentos em ações

Investir em ações com foco no longo prazo exige uma visão diferenciada. Tenha uma visão de sócio e não apenas de quem fez aplicações financeiras.


Investir em ações é pensar como sócio das empresas!

Então, ao investir com foco no longo prazo, você precisa analisar ações sob a ótica de um negócio e não apenas de aplicação financeira.

Em um exercício interessante, imagine se a sua carteira de ações com cinco empresas e 20% do seu capital alocado em cada uma delas fosse uma holding, empresa que tem participação em outras companhias, como a Bradespar que tem participações na Vale; a Itausa que tem participações no Banco Itaú, na Duratex, na Alpargatas e na NTS; a Metalúrgica Gerdau que possui participação na Gerdau, etc.

Certamente, os gestores de uma holding não se preocupam todos os dias com o quanto valem as empresas onde possuem participações. A atenção deles está no crescimento das companhias do grupo que na sua somatória irá ser a evolução total do grupo. Logo, acompanham o aumento das vendas de cada uma das empresas, se estão atraindo e fidelizando clientes, se estão conquistando novos mercados, se estão inovando o suficiente para oferecer novos produtos e serviços, se estão aperfeiçoando seus processos para reduzir custos, enfim, acompanham como estão andando os negócios a fim de medir se as empresas terão receitas e lucros crescentes. 

Então, ao analisar a sua carteira de ações como uma holding, você não precisa se preocupar a todo o momento com as variações de preços das ações na Bolsa, e sim dedicar tempo e análise para saber como está a condução dos negócios de cada uma das suas “subsidiárias”. O foco é saber quanto a sua holding tem de receitas, lucro operacional (Ebtida), lucro líquido e avaliar se os executivos destas empresas estão trabalhando para fazer estes indicadores avançarem. Isso porque o valor de uma empresa aumenta conforme o crescimento de seus lucros. 

 

Assessoria de investimentos

Essa abordagem exige estudos diferenciados e mais aprofundados sobre as companhias e o ideal é que você conte com a ajuda de assessores e analistas de investimentos para isto. Hoje, existem casas de research independentes, como a Eleven Financial Research, que analisam as empresas com esta visão e produzem relatórios periódicos sobre o andamento e performance das mesmas. 

Ao administrar sua carteira de ações como uma holding você deve acompanhar o que as companhias estão fazendo para gerar receitas, pesquisar o mercado onde atuam e como está a concorrência, saber se dá a relação com os fornecedores e clientes, quais os investimentos programados para os próximos anos e como poderão trazer diferenciais para impulsionar mais vendas. 

Mas, além de monitorar os desdobramentos dos negócios e os números, é essencial observar a governança das empresas investidas, isto é, como se dá o processo decisório e o nível de transparência da comunicação aos acionistas. Avalie também como é o gerenciamento de riscos socioambientais – se adotam medidas preventivas contra acidentes, ataques cibernéticos e outros tantos eventos que possam vir a prejudicar ou paralisar as atividades. Ou seja, muita atenção em relação às pessoas-chave que comandam as companhias. No mercado, são inúmeros os casos de empresas que apresentavam baixo desempenho, mas com mudanças no quadro de gestores tornaram-se eficientes por causa da grande capacidade de execução das novas equipes. 

Com essa forma de analisar, você certamente terá uma visão melhor de longo prazo porque saberá o que a empresa está fazendo para crescer e com isso a volatilidade e oscilação do mercado terão menor importância para você. Assim, sua gestão estará voltada para fazer alterações na carteira de ações somente quando avaliar que os planos estratégicos de uma ou outra empresa forem falhos; se ocorrerem mudanças disruptivas no mercado que ameacem a continuidade dos negócios; se houver mudanças na gestão que prejudiquem a performance ou se acontecerem eventos muito críticos no cenário externo ou nas regras de mercado que prejudiquem o andamento das atividades de determinados setores por longos períodos. 

Encontrar empresas promissoras e que sejam muito bem administradas não é uma fórmula simples, mas é o que gera resultados no longo prazo.  

Como diz o megainvestidor americano Warren Buffet: “Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em manter caso o mercado fechasse por 10 anos.” 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.