Gestão de Carteiras

Imposto de Renda 2023: o que mudou nas regras para investimentos

Receita muda regra do IR 2023 para os investidores que operam na bolsa de valores


Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de investidores que negociam na bolsa de valores brasileira, impulsionado por vários fatores, como a maior disponibilidade de informações e plataformas de investimento e o interesse crescente dos brasileiros em investir em ações.

Com o aumento da atividade na bolsa, a Receita Federal viu a necessidade de atualizar as regras para declaração de imposto de renda para investidores que negociam ações. Dessa forma, a partir do ano de 2022, aqueles que venderam ações com valor total superior a R$ 40 mil ou que tenham obtido lucro com a venda de qualquer ação, deverão informar essas operações na declaração de imposto de renda.

Essa mudança ocorreu para garantir que os investidores cumpram suas obrigações fiscais de forma adequada, evitando problemas futuros com a Receita Federal. É válido mencionar que a declaração de imposto de renda é uma obrigação legal, e que a falta ou a entrega incorreta pode levar a multas e outras sanções.

As regras continuam obrigatórias para quem recebeu rendimentos tributáveis em 2022 superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança.

É fundamental para o profissional de investimentos estar ciente das mudanças nas regras de declaração de imposto de renda para orientar seu cliente a organizar as operações e evitar problemas futuros.

Sobre a Smartbrain

A mais completa plataforma de consolidação e gestão de investimentos para profissionais do mercado, entre eles: gestores de patrimônio, Family offices, consultores de investimentos, corretoras, distribuidoras e plataformas de investimentos.

Com o Advisor Smartbrain é possível ter uma visão 360º do patrimônio do seu cliente e visualizar todos os custodiantes do portfólio. Clique no banner abaixo e saiba mais.

 

Nova call to action

 

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.