Gestão de Carteiras

Mulheres que inspiram Mulheres: Investimentos

Dia 08 é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, data que nos relembra histórias de mulheres inspiradoras que buscam por mais espaço na sociedade. Veja a matéria sobre mulheres inspiradoras no mercado financeiro com a fundadora do Women Invest, Maria Helena Valio.


Dia 08 é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, data que nos relembra histórias de mulheres inspiradoras que buscam por mais espaço na sociedade.

Cada vez mais as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho e com isso, é percebido um aumento no interesse de se inserir no mercado de investimentos. A maior motivação em aprender é a de se tornarem independentes e terem sua liberdade financeira. 

Como o mercado de investimentos era predominantemente masculino, havia uma certa dificuldade da inserção das mulheres na área, por não ser um ambiente acolhedor, não ofereciam condições confortáveis para elas, porém, com o passar dos anos, esse cenário vem mudando e muitas estão se interessando mais, buscando mais conhecimento e inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo.

A história da Women Invest começou assim, quase sem querer. Maria Helena Válio, que trabalha há mais de 30 anos no mercado financeiro teve seu nome mencionado em um grupo no Facebook de mulheres que gostariam de aprender sobre investimentos. Com isso, ela criou um grupo somente para mulheres, quem não eram do mercado financeiro, pensando justamente em um ambiente onde essas mulheres poderiam se sentir à vontade para fazer perguntas.  

Maria Helena abordava questões básicas desde renda fixa, renda variáveis, órgãos reguladores e etc. à assuntos relacionados às preocupações do dia a dia do universo feminino como filhos, heranças e aposentadorias. Helena relembra que: “Uma coisa interessante que aprendi nesses 3 anos, as mulheres se sentem e falam assim “Ah eu não sei nada, eu tenho vergonha de perguntar” então a gente tem que respeitar muito isso” com isso, seu foco foi de manter o grupo acolhedor e sempre bem informado. 

O grande sucesso levou a empresa a montar uma empresa de consultoria financeira com o objetivo de oferecer orientação especializada em alocação de carteiras e também, criou uma comunidade chamada We are WI´s, We Are Women Invest, um espaço com objetivo de abordar outros temas do universo feminino. 

Helena diz que suas seguidoras falam: Puxa vida, eu fico super orgulhosa de discutir assuntos de investimentos na minha casa, com meus familiares” ou então “Agora estou mais tranquila em relação a minha carteira. 

Hoje, o Women Invest possui mais de 2 mil mulheres, presentes em mais de 22 países, e é um espaço de inspiração para mulheres que querem aprender sobre mercado financeiro sem se sentirem envergonhadas por isso. Seu conselho é que a vida financeira deve ser levada a sério quanto a saúde física, que a independência financeira salva a vida de muitas mulheres e que nunca é tarde para começar. 

E podemos realmente perceber um movimento expressivo de mulheres investindo. Ao comparamos os CPF´s cadastros na Bolsa, em 2021 houve um aumento de 36% em relação ao ano de 2020, chegando a 1,15 milhões de CPF´s cadastrados. Foi verificado também, que as mulheres entram com mais valores que os homens no primeiro investimento. Em outra pesquisa realizada pela startup Me Poupe da Nathalia Arcuri, os perfis dessas investidoras são de 57% casadas, 70% tem filhos e 58% investem para realizar planos futuros. Além disso, considera-se que mulheres por serem aversas à riscos, tem preferências por ativos menos voláteis. 

 

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.