Gestão de Carteiras

Saiba como cada profissional da área de investimentos atua

Quem é quem no mercado de investimentos: entenda como os diversos profissionais podem te ajudar.


No mundo dos investimentos, apesar de muitos procurarem e outros falarem tanto, sentimos dizer, mas não há uma fórmula única para alcançar maior rentabilidade. O que vemos no dia a dia é que a conquista de resultados positivos depende de uma série de fatores, como conhecimento sobre as modalidades de investimentos e produtos disponíveis, análises econômicas e acompanhamento dos preços dos ativos.

Então, da mesma forma que você vai ao médico quando está doente, contrata um arquiteto para cuidar da reforma da sua casa ou procura um advogado quando tem que discutir algo na Justiça, irá precisar do suporte de um especialista na área de investimentos.

No mercado, há diversos profissionais certificados e habilitados para auxiliar investidores como você. São gerentes de banco, private bankers, agentes autônomos, consultores, planejadores e gestores de patrimônio.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o papel de cada um desses profissionais de investimentos, preparamos um pequeno guia para te esclarecer.

Saiba quem é quem no mercado de investimentos:

Gerente de banco:

A atribuição desse profissional  é atender às variadas necessidades dos correntistas do banco, desde serviços ligados às movimentações nas contas, linhas de crédito até aplicações. Para clientes de alta renda, as instituições oferecem um gerente de investimentos para prestar uma assessoria mais especializada. No entanto, as soluções apresentadas e as estratégias de investimentos sugeridas por um gerente de banco se limitam aos produtos disponíveis na instituição financeira.

Private banker:

O private banker – ou somente banker - atende o segmento formado por clientes com mais de R$ 5 milhões (esse valor pode variar de acordo com as regras de cada instituição) em aplicações financeiras. Esse profissional  tem uma carteira de clientes menor, então, o atendimento é mais próximo. O banker tem mais atribuições e responsabilidades; ele auxilia nas estratégias de investimentos, no planejamento patrimonial e de sucessão. Embora a gama de produtos de investimentos oferecidos por um banker seja maior, ainda é restrita ao “cardápio” dos produtos do banco ou de terceiros que ele representa.

Agente autônomo de investimentos:

Ele é representante de uma corretora de títulos e valores mobiliários, ou seja, atua no sistema de distribuição de investimentos. Suas funções são prestar esclarecimentos sobre os produtos financeiros que comercializa, assim como cuidar do recebimento e registro das ordens de compra ou venda de ativos. Portanto, o agente autônomo é responsável pela implementação dos investimentos para seus clientes. Esse profissional   trabalha com produtos de variadas instituições financeiras que estão na “prateleira” da corretora.

Consultor de investimentos:

Também conhecido como advisor, ele presta serviço de análise técnica das alternativas de investimentos, dando recomendações individualizadas de alocações e produtos de investimentos. Portanto, cabe ao consultor fazer o suitability - avaliação do perfil do cliente, analisar o mercado, a economia e recomendar uma carteira de investimentos adequada às suas necessidades. O consultor recomenda investimentos, mas não pode implementar ou operar.

Planejador financeiro:

Esse profissional tem um olhar mais holístico para as finanças pessoais. O planejador financeiro auxilia pessoas, casais ou famílias na organização do orçamento, identificando oportunidades de aumento de receitas e diminuição de despesas. Quanto aos investimentos, ele ajuda na alocação por classes de ativos, por exemplo, x% em renda fixa, y% em renda variável e z% em imóveis. No entanto, há planejadores que também são habilitados para fazerem recomendações e, outros, para venderem produtos de investimento mobiliários, ao possuírem as licenças pertinentes – de consultores ou de agentes autônomos.

Gestor de patrimônio:

É o profissional que analisa as possibilidades de investimentos e administra os recursos envolvidos do patrimônio de pessoas físicas ou empresas. Ele avalia riscos e desenvolve estratégias para que os clientes alcancem seus objetivos. O gestor presta aconselhamento sobre o controle de bens - compras, vendas ou aluguéis de imóveis, além de movimentações financeiras e investimentos. Seu papel pode ser mais ativo nas tomadas de decisão.

Contratar um desses profissionais é essencial para obter maior tranquilidade e orientações assertivas na gestão dos seus recursos. Mas isso não significa que você tenha que abandonar o controle e acompanhamento que faz rotineiramente dos seus investimentos. Para tal, deve também utilizar as ferramentas de consolidação, comparação e simulação de investimentos para obter relatórios de análise completos e detalhados.

Além de contar com uma assessoria especializada, use um simulador de estratégias para tomar boas decisões e ter uma carteira de investimentos diversificada e compatível com seus objetivos.

Gostou das informações? Continue acompanhando nosso Blog e saiba mais sobre as tendências que vêm transformando o setor de investimentos.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.