Gestão de Carteiras

Veja como assessores de investimentos como a AF Financial e a Avantgard Capital estão crescendo suas bases de clientes e seus negócios

Hoje, a tecnologia facilita a aproximação entre assessores e investidores e assegura informações com alto grau de transparência, o que eleva a confiança. Falamos aqui do smartProspect, solução da Smartbrain.


Conquistar e fidelizar clientes é o maior desafio das empresas e não é nada diferente no setor de investimentos. Sabemos que prospectar é buscar incansavelmente oportunidades no mercado.

Para os profissionais de investimentos, significa conhecer exatamente o perfil de cada investidor para elaborar propostas de alocação personalizadas, que atendam seus projetos de vida. Hoje, muitos assessores de investimentos já têm se beneficiado com a transformação digital nesta tarefa. A tecnologia facilita a aproximação entre consultores ou gestores de patrimônio e seus potenciais clientes, os prospects.

A AF Financial Advisory, multi Family office, em operação desde 2015, vem apresentando crescimento acelerado nos seus resultados com a entrada de novos clientes. Em 2018, o faturamento deu um salto de 108% em relação ao ano anterior. Entre 2016 e 2017, o avanço já havia sido de 47%. “Este ano, nossa expectativa é dobrar o faturamento”, diz Aristeu Festa, CEO da AF Financial. Segundo ele, essa expansão consistente tem sido viabilizada, sobretudo, com o uso do smartProspect, ferramenta de prospecção da SmartBrain, usada pelos consultores da empresa. O smartProspect é um simulador de investimentos que possui em seu banco de dados todos os ativos financeiros do mercado financeiro brasileiro. “Lançamos a carteira de investimentos do potencial cliente no sistema, fazemos uma simulação para verificar a performance. Depois, oferecemos uma sugestão de alocação, demonstrando o que precisa ser alterado para melhorar o desempenho”, explica Festa.

De acordo com ele, a maioria dos clientes dos segmentos alta renda e private chegam por indicações e buscam uma relação de extrema confiança. “Então, quando apresentamos simulações e eles entendem exatamente o que iremos fazer, sentem mais segurança”, comenta o CEO da AF Financial. Conforme Aristeu Festa, a tecnologia permite uma abordagem mais técnica e consultiva. “A ferramenta oferece informações qualitativas de maneira bastante transparente, o que é muito melhor do que ficar no discurso”, destaca. No simulador, é possível apresentar, por exemplo, o histórico e a consistência dos desempenhos de fundos de investimentos e mostrar os impactos de alguns produtos na atual carteira de um potencial cliente A ferramenta permite comprovar quais foram os bons gestores de fundos, mesmo em momentos de crise no País. “Quando o mercado está bom até “galinha voa”. Por isso, demonstramos como foi a atuação dos gestores nos momentos mais desafiadores”, diz.

No mercado há quatro anos, outra empresa, a Avantgarde Capital, conhecida pela gestão ativa de recursos, passou a atuar também no segmento de gestão patrimonial há pouco mais de três meses. Logo no início desta atividade, para formar a sua base de clientes, a empresa decidiu usar o smartProspect. “Simulamos alternativas de investimentos para que os potenciais clientes vejam que é possível ter otimização da rentabilidade. Avaliamos diversos cenários e conhecemos melhor os perfis dos investidores” afirma Luciano França, gestor de patrimônio da Avantgarde Capital.

Conforme ele, é uma ferramenta importante para a apresentação das recomendações de investimentos. “O simulador também é essencial para as nossas análises sobre a dispersão e a correlação dos ativos financeiros na carteira”, diz.

Adesão crescente

O smartProspect é um sistema da plataforma Smartbrain, que atualmente processa mais de 70 mil propostas de investimentos por mês, feitas por mais de 2.500 assessores de investimentos.

A solução foi desenvolvida pela fintech porque ela entendeu a necessidade que os profissionais de investimentos tinham no seu dia a dia para demonstrar aos seus clientes e prospects os impactos de diversos produtos financeiros nas carteiras deles. Esta estratégia é muito mais assertiva para conquistar e fidelizar clientes porque os assessores podem comprovar a eficiência das suas recomendações, em vez de se basearem somente na apresentação de lâminas de fundos ou ficarem no discurso sobre as vantagens de determinados ativos.

Continue acompanhando o Blog da SmartBrain e saiba mais sobre as tendências do setor de investimentos!

 

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