Gestão de Carteiras

Agentes autônomos: controle suas comissões em poucos minutos

Para um agente autônomo, controlar suas comissões, uma tarefa que parece ser trivial no início, se torna complexa conforme seu negócio evolui.


Sabemos que para um agente autônomo, controlar a própria remuneração não é uma tarefa simples, pois ela depende do tamanho de sua carteira de clientes, das condições comerciais acordadas com as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários que representa e também pela complexidade dos títulos investidos, uma vez que cada ativo possui uma dinâmica de cálculo específica e que ainda é influenciada pelas condições de aplicação e resgate de cada cliente.

Essa tarefa, que deveria ser simples, ganha cada vez mais complexidade à medida que você ganha novos clientes e aumenta seu AUM e a quantidade de ativos vendidos.

Temos visto em nossa base de clientes que são vários os casos de agentes que começam suas atividades agindo de forma individualizada e depois decidem se associar a outros profissionais do setor, formando equipes maiores a fim de dividirem tarefas e maior ganho de escala na conquista de novos investidores. Desse modo, além de terem que controlar suas próprias remunerações, também precisam gerenciar as comissões de cada um de seus colaboradores e parceiros, pois há necessidade de se calcular o rebate para cada um.

Controles necessários que consomem muito tempo

Lógico que controlar receitas é importante na rotina de um agente ou de um escritório de agentes autônomos, pois é fundamental monitorar se os valores pagos pelas contrapartes estão corretos. Ao lidar com colaboradores, há necessidade de alto grau de transparência em relação aos rebates e por isso não pode haver falhas nos pagamentos. Afinal, são as comissões que mantém você ou o seu time de atendimento motivados.

Agora, é fato que, quanto mais se consome tempo no cálculo, controle e conferência de dados desse tipo de tarefa meramente administrativa, menos tempo tem para captar novos clientes e assessorar os clientes atuais. Por isso, gastar muito tempo para fazer isso não é o ideal.

A tecnologia é a solução para uma maior eficiência

Nesse processo de transformação digital que vivemos, diversas tecnologias inovadoras têm surgido para facilitar o dia a dia dos profissionais e empresas para melhorar o relacionamento com os clientes.

No mercado financeiro, e mais especificamente no mercado de distribuição de investimentos, isso também acontece. Hoje, existe disponível no mercado uma plataforma on-line  que faz a consolidação dos extratos de investimentos dos clientes e que controla a comissão dos agentes autônomos de forma automática.

No módulo de Receita e Rebates, basta informar as regras de negócios para cada ativo, distribuidor e agente e fazer o acompanhamento das comissões de maneira ágil, prática, e em poucos minutos. Essa ferramenta foi desenvolvida com base nas necessidades de diversos usuários e profissionais de mercado e abrange os principais aspectos do mercado financeiro.

Continue lendo blog da SmartBrain para saber mais sobre tendências do setor de investimentos no Brasil e no mundo.

Os posts abaixo também podem lhe interessar:

Simulador de investimentos: 5 passos essenciais para conhecer e conquistar clientes

Por que optar por uma plataforma de consolidação de investimentos para sua empresa

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.