Gestão de Carteiras

Como consultores financeiros utilizam a tecnologia para crescer

Segundo uma pesquisa com mais de 803 consultores norte-americanos realizada pela Forbes, cerca de três quartos de todos os entrevistados endossam a grande importância da tecnologia para gerenciar as carteiras de investimentos. Além disso, os consultores financeiros mais bem-sucedidos, que possuem as maiores receitas anuais, preferem contar com esse auxílio para serviços operacionais e, assim, podem dedicar-se à parte estratégica do negócio.


A tecnologia vem tomando conta de diversos nichos de negócios em inúmeros mercados no mundo todo, e no mercado financeiro não poderia ser diferente. Já se tornou muito comum nos depararmos com pessoas usando smartphones para executar serviços bancários e acompanhar seus investimentos, por exemplo. É uma nova forma de competir com métodos financeiros tradicionais para melhorar as atividades e prestação de serviços no ramo. Esse conceito de empresas focadas em tecnologia para finanças são as famosas Fintechs.

O investimento em tecnologia para finanças no mundo aumentou mais de 2.200%. No período entre 2008 e 2015, evoluiu de U$ 930 milhões para U$ 22 bilhões. O notório crescimento desta prática no mercado mundial e as promessas de ascensão nos próximos anos explicam um pouco do sucesso que essas startups vêm fazendo no Brasil.

O uso de novos processos, aplicativos, softwares e novos modelos de negócios em tecnologia para finanças têm evoluído a forma de automatizar transações, fazer pagamentos, acessar crédito e, claro, gerenciar investimentos.

O sucesso com a utilização de tecnologias para investimentos

É fato que estas novidades sempre facilitam a vida prática das pessoas. Quem já usou um aplicativo de delivery de comidas ou já pegou uma carona solicitada através de um aplicativo - pagando bem mais barato do que um táxi, sabe muito bem como é valiosa experiência de ter em suas próprias mãos o serviço de que precisa, na hora que quiser. Tudo graças à tecnologia.

Segundo uma pesquisa com mais de 803 consultores norte-americanos realizada pela Forbes, cerca de três quartos de todos os entrevistados endossam a grande importância da tecnologia para gerenciar as carteiras de investimentos. Além disso, os consultores financeiros mais bem-sucedidos, que possuem as maiores receitas anuais, preferem contar com esse auxílio para serviços operacionais e, assim, podem dedicar-se à parte estratégica do negócio.

Em muitos modelos de consultoria e assessoria de investimentos, a parte estratégica é de suma importância para o sucesso do projeto como um todo. Ela geralmente deve representar 80% do trabalho, enquanto 20% deve ser dedicado à parte operacional. Porém, dada a complexidade e burocracia de certas tarefas, é praticamente impossível despender apenas 20% do tempo com trabalhos operacionais sem o apoio da tecnologia.

A missão permanece: Auxiliar seus clientes a obterem os melhores resultados a partir dos produtos que você apresenta ou de estratégias que você cria. Plataformas de consolidação de investimentos, por exemplo, além de economizarem tempo trazem mais segurança para os investidores e credibilidade aos profissionais que os atendem.

Quais são os benefícios que as melhores ferramentas para controle de carteiras de investimentos oferecem?

A utilidade das tecnologias para finanças vem desde a aquisição de novos clientes até a criação de perfil de investidor de novas contas. Desde o planejamento e construção de portfólio até o levantamento de informações, dados, relatórios e automação de processos gerenciais.

Procure por softwares que ofereçam:

  • Controle de carteiras de investimentos
  • Gerenciamento em tempo real
  • Dashboards organizados
  • Eficiência e exatidão na precificação dos ativos

Para consultores financeiros ou agentes de investimentos, a qualidade das plataformas utilizadas para gerenciar as carteiras de investimentos, como o acompanhamento em tempo real dos relatórios, é essencial para o sucesso nas operações.

Na prática, o uso de um comparador de fundos ou de um simulador pode fazer a diferença na hora de conquistar um novo cliente ou até para defender a sua estratégia e recomendação de produtos perante os clientes atuais. Realizar operações precisas, seguras e eficazes certamente garantem resultados excepcionais, especialmente na perspectiva dos seus clientes.

Novamente de acordo com a revista Forbes, “nove em cada dez consultores financeiros mais bem-sucedidos apostam que o uso de forma estratégica de ferramentas para gerenciar investimentos os tornará mais competitivos em inúmeras instâncias. Mais de quatro entre cinco dizem que isto tornará suas tarefas diárias mais eficientes e, portanto, mais lucrativas”. Nossa previsão é que a tecnologia irá desempenhar um papel cada vez mais essencial nas práticas de consultoria financeira.

Conheça novas práticas no mercado financeiro que irão otimizar seus esforços, oferecer melhores dados e maiores possibilidades de gerenciamento e controle de carteiras de investimentos.

 

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.