Search:

A importância de monitorar seus fundos de investimentos

Práticos, diversificados e com gestão profissional, os fundos de investimentos são muito procurados pelos investidores. Atualmente, R$ 5 trilhões estão aplicados em fundos, nível recorde, de acordo com a série histórica do setor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

A oferta é enorme e os produtos possuem uma série de classificações – renda fixa, de ações, cambiais e multimercados, assim como, estratégias diferenciadas de alocação que são adotadas pelos gestores.

Diante da grande variedade, na hora de escolher fundos, os investidores estão cada vez mais criteriosos: pesquisam, fazem comparações entre os produtos disponíveis no mercado e conversam com seus assessores para tomarem as melhores decisões. O que todos desejam é encontrar fundos que ofereçam maiores retornos, conforme o apetite ao risco e objetivos financeiros. Mas, você sabia que apenas isso não basta?

Monitore a evolução dos fundos

Após escolher os produtos adequados, a maioria das pessoas acaba deixando de lado uma etapa importantíssima: monitorar a evolução dos fundos e o impacto deles na rentabilidade total de suas carteiras.

É importante monitorar a evolução dos fundos a cada mês e conferir se as estratégias desenvolvidas pelos gestores apresentam performance consistente com o objetivo do fundo ao longo do tempo, isto é, se eles estão conseguindo lidar de maneira assertiva com os movimentos dos preços dos ativos no mercado.

Além disso, alterações no cenário macroeconômico podem provocar mudanças na rentabilidade dos fundos.

Podem acontecer até mudanças nas equipes de gestão no meio do caminho, impactando os rumos dos produtos.

Portanto, monitorar seus fundos de investimentos é essencial para o sucesso da sua estratégia e uma ferramenta de consolidação de investimentos pode te ajudar.

Henrique Garcia

CEO

Conheça mais sobre nossa plataforma

Simule e salve suas carteiras de investimento para ter maior controle sobre eles.

Fale conosco