Gestão de Carteiras

Acompanhar seus investimentos é essencial principalmente para quem tem ativos voláteis na carteira

Investidores precisam conhecer seu perfil, diversificar e acompanhar sua carteira para aproveitar oportunidades e alcançar objetivos


O investidor que quer montar uma carteira precisa ter em mente os três pilares principais do mercado: seu objetivo, em quanto tempo quer alcançá-lo, e entender sua sensibilidade de risco. Os três fatores juntos ajudam a montar o chamado perfil do investidor, que pode nortear então uma estratégia para investimentos.

A estratégia foi amplamente discutida no último dia 04 de agosto por mim e pelo Fabricio Tota, na live A importância da diversificação e controle do patrimônio para ativos voláteis, realizada pelo Mercado Bitcoin. 

O evento, cujo objetivo era discutir a importância de aprimorar a organização financeira em cripto - foi além: explicamos a relevância da diversificação de carteira e controle do patrimônio para ativos reais. Isso porque, é preciso ter em mente que, quando começamos a falar em investimentos, depois dos três pilares, existe uma máxima: diversificação. 

É preciso diversificar para poder minimizar perdas. Ao saber isso e conhecer seu perfil, o investidor consegue entender como diversificar sua carteira para então alcançar o seu objetivo - seja ele qual for. 

Do momento em que ele começa a investir até a hora que seu objetivo for alcançado, é essencial que o investidor acompanhe essa carteira como um todo. Quem segue apenas um papel acaba não tendo uma visão geral da carteira, o que pode levar a tomadas de decisões equivocadas. 

Para essa análise, já temos atualmente ferramentas muito mais interessantes do que as tradicionais planilhas de Excel. Com métodos digitais, é possível estudar uma carteira de maneira geral, avaliar se ela está diversificada ou não e ter uma visão mais abrangente de ativos.

 

Volatilidade como oportunidade

Algumas ferramentas, como é o caso da Advisor da Smartbrain, permitem conferir se sua carteira de investimentos é coerente com sua estratégia e seu perfil de investidor. Com ela, é possível também avaliar o desempenho e retorno de investimentos e até mesmo fazer testes. Por exemplo, dá para checar como estaria o posicionamento da sua carteira se você tivesse o ativo X ou Y. 

Conferir o patrimônio e ter uma ferramenta que auxilia a ter uma visão geral também ajuda o investidor a fugir do mito de que volatilidade é risco - quando o fato é que volatilidade é oportunidade. Controlar seu patrimônio permite ao investidor que ele lide melhor com a volatilidade do mercado para ter os ganhos necessários para chegar aos seus objetivos lá na frente.

Avaliar o histórico de um ativo é o que cria oportunidades. No caso das criptomoedas, por exemplo, elas são famosamente voláteis. É preciso aproveitar essa volatilidade. O investidor que acompanha o desempenho de sua carteira consegue estabelecer faixas de compra e venda - ou entender quando é necessário para a sua estratégia segurar sua posição.

 

Controle do patrimônio é essencial 

Uma plataforma como Advisor também oferece aos seus usuários a possibilidade de receber um email que ajuda nesse controle e avaliação de patrimônio. Semanalmente, a ferramenta envia um email  com a posição da carteira de investimentos para que ele avalie se a carteira está funcionando de acordo com seus objetivos.

Todo investidor precisa ter esse acompanhamento. Normalmente, ele começa com uma planilha. Só que o mercado está cada vez mais acessível e não é raro que investidores pessoas físicas tenham ativos em duas ou mais corretoras. Ou acabam desenvolvendo uma carteira mais complexa e diversificada. A Smartbrain entra justamente nesse ponto. 

Com o Advisor, o investidor consegue consolidar tudo isso em um local só. Consegue ver suas aplicações não individualmente, mas como carteira, e aproveitar diversas outras ferramentas no software para montar estratégias mais eficazes para alcançar seus objetivos.

Acreditamos tanto nessa máxima importância de conhecer e acompanhar seus investimentos que o Advisor possui uma versão gratuita para investidores. Há uma versão PRO, formulada com o assessor financeiro, ou quem atua com ativos mais complexos, em mente. Entretanto, o produto está disponível de graça para todos que quiserem e entenderem a importância de fazer uma gestão mais robusta. 

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.