Carteira de Investimentos

Consolidação de Carteiras Offshore

É essencial aos gestores de portfólio consolidar adequadamente as aplicações offshore de seus clientes.


Em maio de 2023, entrou em vigor uma nova norma estabelecida pela Anbima, que tem como objetivo regular as instituições intermediadoras brasileiras que oferecem produtos de investimento no exterior. De acordo com essa norma, ao captar novos clientes, essas instituições devem ser responsáveis por analisar o perfil do investidor.

A medida está em consonância com o aumento no número de brasileiros que têm investido no exterior nos últimos anos. Em razão disso, tornou-se essencial aos gestores de portfólio consolidar adequadamente as aplicações offshore de seus clientes.

Consolidador Offshore Smartbrain

Fundada em 2004, a Smartbrain é uma empresa especializada em oferecer ferramentas para gestão de patrimônio, incluindo a consolidação de carteiras administradas. O público-alvo são gestores de patrimônio, family offices, consultores independentes, assessores de investimentos, bancos, entre outras instituições financeiras, que utilizam o sistema para consolidar os investimentos de seus clientes e gerar relatórios que mostram a performance da carteira do investidor, auxiliando o profissional na tomada de decisão de alocação do portfólio.

Para os clientes com investimentos no exterior, a solução Enterprise é a mais recomendada, pois conta com um módulo offshore. Esse produto foi criado devido à demanda do próprio mercado, afinal, consolidar um portfólio do zero pode ser uma tarefa difícil e trabalhosa, especialmente quando envolve ativos negociados no exterior e várias moedas.
Confira abaixo as soluções apresentadas pela Smartbrain que irão auxiliar os profissionais desse segmento na consolidação dos portfólios.

Cadastro dos ativos

A base de dados da Smartbrain conta com milhares de ativos cadastrados, tanto onshore quanto offshore, como títulos (bonds), ações (equities) e fundos. Isso significa que, por meio do ISIN ou CUSIP de cada ativo, será possível identificar informações relativas à sua emissão, como fluxos de pagamento, data de vencimento e preço de emissão, além de outros dados relevantes.

Precificação automática

Além disso, algumas classes de ativos, como fundos e ações (equities), possuem precificação automática. Isso significa que o profissional não precisará se preocupar em buscar os preços de mercado dos ativos que estão sob sua gestão, uma vez que as posições dos clientes serão atualizadas automaticamente, já que a base de dados é alimentada diariamente pelos nossos parceiros de fornecimento de preços.

Plataforma multimoedas

A Smartbrain é uma plataforma multimoedas, o que permite ao profissional escolher em qual moeda deseja visualizar seus relatórios, como Real, Dólar, Euro e Libra, sem se preocupar se todas as informações, como preços e rentabilidades, estão corretamente ajustadas. Além disso, por meio dos Agrupamentos, o usuário pode consolidar portfólios em duas moedas diferentes, como Real e Dólar, e visualizar tudo em uma única moeda.

Expertise no cálculo

A Smartbrain atua no segmento de consolidação de carteiras há quase 20 anos e possui uma vasta experiência nesse mercado. Nossa metodologia foi validada por diversos players do setor, o que significa que você não precisa se preocupar se os cálculos estão sendo realizados da melhor maneira possível.

Nova call to action

Sobre a Smartbrain

A mais completa plataforma de consolidação e gestão de investimentos para profissionais do mercado, como: gestores de patrimônio, Family offices, consultores de investimentos, corretoras, distribuidoras e plataformas de investimentos.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.