Carteira de Investimentos

A importância de Harry Markowitz, criador da Teoria Moderna do Portfólio

Harry Markowitz, criador da Teoria de Markowitz, revolucionou a teoria da gestão de ativos e controle de riscos de portfólio. Saiba mais sobre suas contribuições.


 

No dia 22 de junho de 2023, perdemos um dos economistas mais conceituados na área de finanças, especialmente no que se refere à gestão de ativos e controle de riscos de portfólio. Harry Markowitz faleceu aos 95 anos e foi responsável pela criação da Teoria de Markowitz, também conhecida como Teoria Moderna do Portfólio, além de ter recebido o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1990.

Publicado em 1952, o artigo "Portfolio Selection" (ou Seleção de Portfólio, em português) revolucionou o campo das finanças ao introduzir o conceito de diversificação dos investimentos, com o objetivo de minimizar os riscos e maximizar o retorno. Sabe a expressão "não coloque todos os ovos em uma única cesta"? Nas finanças, Markowitz foi o responsável por demonstrar matematicamente este conceito.

Até então, acreditava-se que a melhor estratégia para maximizar o retorno de uma carteira era por meio do investimento em um único ativo, com maior potencial de retorno. Markowitz mostrou que, por meio de uma carteira diversificada, era possível obter combinações mais eficientes, ou seja, com uma melhor relação risco e retorno.

Para isso, ele levou em conta o retorno individual de cada ativo, bem como a rentabilidade do portfólio (calculado pela média ponderada do retorno entre os ativos) e o risco, que considera o desvio padrão/variância de cada ativo e a relação de dependência entre eles (covariância/correlação).

A partir daí, ele propôs a ideia de que era possível criar carteiras eficientes, ou seja, para um determinado nível de risco, qual seria a alocação mais eficiente para potencializar o retorno do portfólio. Dessa forma, é possível identificar qual seria o portfólio ideal para diferentes perfis de investidores, com diferentes níveis de aversão ao risco.

Fronteira Eficiente 

Para desenvolver seu modelo, Harry Markowitz adotou algumas premissas, entre elas a de que os agentes (investidores) são racionais, desejam o retorno e rejeitam o risco.

Em outras palavras, para um mesmo nível de risco, os investidores sempre preferirão o portfólio com maior retorno e vice-versa. Veja o gráfico abaixo: um investidor racional sempre optará pelo investimento em A em detrimento de B. Da mesma forma, o investidor sempre optará pelo portfólio B em vez de C, pois ambos entregam o mesmo retorno, mas C é mais arriscado do que B.

Por outro lado, observe que a escolha entre A e D não é tão simples, uma vez que, apesar do investimento em D trazer um retorno maior, também é mais arriscado. O que definirá, nesse caso, se o investidor optará pelo portfólio A ou D é sua tolerância em assumir riscos em prol de maiores retornos.

Diante dessa lógica, é possível traçar uma curva com todos os melhores portfólios, que trazem as melhores alocações, ou seja, a combinação de ativos com seus respectivos pesos. Essa representação gráfica que contempla as carteiras eficientes é chamada de Fronteira Eficiente.

 

A importância de Markowitz

Markowitz foi o principal responsável por introduzir os conceitos de diversificação de investimentos, através de uma análise que considera a correlação entre os ativos que compõem um portfólio, além de ressaltar a importância de analisar a relação entre risco e retorno.

Suas contribuições são utilizadas ainda hoje pelos gestores de recursos e áreas de risco. Além disso, serviram de base para a criação de outras duas teorias e modelos financeiros bastante conhecidos, como o CAPM (sigla para Capital Asset Pricing Model) e o APT (Arbitrage Pricing Theory).

 

Nova call to action

Sobre a Smartbrain

A mais completa plataforma de consolidação e gestão de investimentos para profissionais do mercado, como: gestores de patrimônio, Family offices, consultores de investimentos, corretoras, distribuidoras e plataformas de investimentos.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.