Renda Fixa

Como calcular o rendimento dos títulos de renda fixa?

Qual é a forma correta para acompanhar títulos de renda fixa: accrual ou marcação a mercado?


Uma dificuldade ainda comum entre os  investidores é entender por qual motivo os preços dos títulos de renda fixa oscilam: “Se é modalidade de renda fixa, por que os preços dos papéis flutuam no mercado?”

Este questionamento costuma surgir principalmente em momentos de estresse no mercado financeiro ou quando as pessoas decidem resgatar os títulos antes da data de vencimento e percebem que as remunerações recebidas ficaram abaixo do esperado.

Por isso, vamos explicar neste post alguns conceitos importantes e como acompanhar o rendimento dos títulos de de renda fixa na sua carteira de investimentos.

Na prática, a rentabilidade informada no momento da compra do título é garantida somente se o investidor ficar com o papel até o vencimento. Ou seja, na data final, recebe-se a taxa contratada.

No entanto, se você deseja vender o título no meio do caminho, antes do vencimento - seja porque ache interessante ou precise de dinheiro, valerá o preço de mercado – que pode representar uma remuneração diferente daquela contratada na data da aplicação. Neste caso, sim, existe volatilidade! Entre a data de compra e a de vencimento, o valor do título é atualizado diariamente no mercado, conforme as expectativas sobre a trajetória da taxa básica de juros, a Selic, e portanto prevalece a marcação a mercado. Ou seja, as oscilações da taxa de referência da economia afetam os preços dos títulos.

Por esse motivo, mesmo em renda fixa é preciso ter cautela, principalmente em momentos de turbulência no mercado financeiro. Por exemplo, em maio do ano passado, no dia que ficou conhecido como “Efeito Joesley”, o segmento de investimentos de renda fixa enfrentou fortes variações. Um título como NTN-B, que paga IPCA mais juros, teve uma queda de 13,4%. Na época, como as expectativas eram de alta para a Selic, o impacto foi negativo para esse título.

Formas  para um controle mais eficiente

Hoje, recorrer à tecnologia é o caminho ideal para controlar sua carteira de renda fixa. O nosso consolidador de investimentos apura automaticamente as rentabilidades diárias dos títulos e gera gráficos de desempenho. Com base no título investido, o sistema calcula o rendimento de acordo com as práticas do mercado facilitando dessa forma o seu acompanhamento. De forma geral, podemos ter duas situações:

  • pelo cálculo de Accrual, que proporcionaliza o rendimento do começo ao vencimento da aplicação. Por exemplo: se você investiu em um CDB que rende 10% ao ano terá o rendimento equivalente no período através de uma  evolução gradativa da taxa que foi contratada.

  • e pelo método de marcação a mercado (MTM), que representa a precificação diária do título  pelo mercado. Assim, você visualiza o quanto o mercado paga pelo seu título a cada dia de acordo com o sistema de precificação da Anbima ou do próprio Tesouro.

Então, com as duas  metodologias - Accrual e MTM - você pode monitorar de forma mais eficiente a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa.

Desse modo, você terá dados consistentes caso queira fazer mudanças na carteira ou precise vender os títulos antecipadamente, escolhendo os melhores momentos para isso.

Porém, antes de tomar decisões, sugerimos que você converse com um assessor de investimentos. Esse profissional especializado lhe auxiliará na definição das melhores estratégias e no controle do seu patrimônio de forma eficaz!

 

Gostou? Continue acompanhando o nosso Blog!

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.