Gestão de Carteiras

Como comparar todos os ativos do mercado

Compare todos os ativos do mercado em um comparador de investimentos completo.


Quando você vai viajar, compara preços, pacotes e passagens, uma opção de hotel dá uma olhada no AirBnB, quando vai comprar um carro entra no WebMotors, um eletrodoméstico no Buscapé, mas... e na hora de procurar seus investimentos? Como investidor, você deve fazer o mesmo.  

Nos últimos anos você deve ter notado o surgimento de diversos sites que oferecem a possibilidade de você procurar e comparar produtos de investimentos. Porém, é fundamental entender como utilizar essas as ferramentas, pois os resultados obtidos com as pesquisas podem influenciar a sua decisão e as escolhas que considerar melhor para os ativos da sua carteira.

Existem ferramentas limitadas a um único tipo de ativo. Nesse caso, se você já sabe em qual categoria de investimento quer aplicar, esta pode ser uma boa opção. Em outros casos, existem alternativas de busca por diversos tipos de investimentos, mas com uma base restrita de produtos financeiros. Em função disso, o processo de escolha do investimento e o de diversificação da carteira pode ficar comprometido, porque a sua visão como investidor fica limitada. Portanto, é preciso abrir o horizonte de pesquisas, pois é essencial poder comparar tipos de investimentos entre si a fim de diluir riscos e maximizar ganhos.

O investidor também deve ficar atento ao fato de que muitos sites oferecem apenas os produtos que estão disponíveis nas “prateleiras” deles. Ou seja, você só consegue pesquisar entre os ativos que as instituições pretendem vender. Mesmo quando falamos dos robo-advisors, que buscam comparar alternativas de produtos e sugerir investimentos de forma automática baseados em algoritmos, o leque de produtos pode estar limitado a uma gama de produtos da mesma categoria ou somente daqueles produtos que o robô comercializa.

Outro detalhe importante é saber se os dados fornecidos são calculados de forma correta e se a base de dados é resultante de fontes oficiais e confiáveis.

Comparador de investimentos completo

Para investir e procurar um produto ideal para você é necessário comparar todos os investimentos entre si e analisar qual o comportamento deles em diversos períodos de tempo.

É importante você ver a rentabilidade e a variação, por exemplo, de uma NTN-B (título de renda fixa que paga inflação mais juros) comparado com um Fundo DI, ou um CDB, ou uma LCI. É fundamental você comparar os fundos com as ações em si e ver que as alternativas para você montar uma carteira própria, com o auxílio de um profissional, também podem ser boas.

No Brasil, hoje, existem mais de 25.000 ativos , divididos em mais de 130 categorias e por isso investir é um processo que necessita de ferramentas para facilitar sua busca e análise de produtos, bem como o apoio de profissionais especializados, como bankers, consultores, agentes autônomos de investimentos e CFPs (certified financial planners) para assessorá-lo na hora de montar sua carteira.

O comparador de investimentos permite que você compare, gratuitamente, todos os investimentos e produtos do mercado. Títulos de renda fixa, do Tesouro, ações, fundos, fundos imobiliários, LCI/LCA, CDBs, entre outros.

Comparador SmartBrain.png

Use o comparador de investimentos agora mesmo e tome decisões mais assertivas.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.