Renda Variável

Como funcionam os clubes de investimentos?

Entenda como funcionam os clubes de investimentos, uma modalidade para investir em ações com amigos e familiares.


Você sabia que é possível criar junto com seus amigos ou familiares um clube de investimentos? Você também pode pesquisar e procurar se unir a algum grupo de investidores que já atua nessa modalidade.

A dinâmica de funcionamento de um clube é muito parecida com a de um fundo de investimentos

 

Quais os tipos de ativos investidos?

Um clube de investimentos deve ter pelo menos 67% da sua carteira em ações, fundos de ações, ETFs ou debêntures conversíveis em ações, segundo instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portanto, com grande exposição em renda variável.  

 

Como funcionam os clubes de investimentos?

Quem investe via clube, assim como em um fundo de investimentos, passa a ter determinado número de cotas, que representam a sua participação. 

E o valor de cada cota é a divisão do patrimônio líquido do clube pelo número de cotas existentes. 

 

Um clube pode ter quantos participantes?

Pela regulamentação, cada clube pode ser formado por 3 a 50 investidores. Porém, nenhum participante pode ter mais do que 40% do patrimônio total. 

 

Quem faz a administração de um clube?

Para montar um clube, é preciso recorrer a uma corretora, que será responsável pelos documentos e registros legais, assim como monitorar se o seu funcionamento está em conformidade.  

 

Quem é responsável pela gestão da carteira?

São os integrantes de cada clube que definem o estatuto com a filosofia e a política de investimentos

A gestão da carteira pode ser feita por cotistas eleitos em assembleia ou por um gestor profissional também escolhido pelo grupo. 

 

Qual é o retorno do investimento em um clube?

A rentabilidade do investimento em um clube depende da valorização ou desvalorização das suas cotas – ou seja, da variação dos preços dos ativos da carteira no mercado. 

 

Quais são as principais vantagens de um clube de investimentos?

Um clube de investimento é uma oportunidade de compartilhar uma estratégia de investimentos com um grupo de pessoas que você tenha afinidade. 

Além disso, essa modalidade permite levantar um montante maior para poder ampliar a diversificação entre vários tipos de ativos. 

Outra vantagem que também pode ser levada em conta é que a regra e forma de recolhimento de Imposto de Renda é mais simples do que nas operações convencionais com ações. Nos investimentos via clubes, há uma alíquota de 15% de IR sobre o ganho bruto obtido com a valorização das cotas, que incide somente no momento do resgate. 

 

Como controlar o investimento em um clube?

É muito fácil controlar a sua participação em um clube de investimentos no consolidador Advisor e fazer o acompanhamento completo do seu portfólio gratuitamente!

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.