Mercado

Confidencialidade dos investimentos: servidor interno ou cloud?

Family offices se preocupam com a segurança e a confidencialidade de seus próprios dados. Qual é a solução mais segura: servidor interno ou cloud?


Uma das grandes preocupações de family offices e grandes investidores, é a segurança e a confidencialidade de seus dados, pois ninguém quer expor valores, nomes, ativos, bens e outras referências patrimoniais. Porém, há uma dúvida recorrente sobre qual é a solução mais segura para o armazenamento de dados: servidor interno ou cloud computing?


O servidor interno é uma opção que exige a administração direta da própria empresa. Neste caso, é preciso arcar com todas as providências e custos envolvidos na aquisição de equipamentos, contratação de profissionais especializados em manutenções e licenças dos programas de segurança. As máquinas devem ser instaladas em locais com acesso controlado e com câmeras de vigilância. É necessário contar com uma estrutura de backup em um ambiente separado, como garantia de que as informações não serão perdidas em eventuais incidentes no sistema principal, como panes, danos ou ciberataques.

O monitoramento das condições de funcionamento e segurança do servidor interno deve ser 24 horas. Além disso, são necessárias atualizações periódicas do servidor e do software de proteção, ou seja, deve-se fazer a substituição por tecnologias mais modernas que surgem no mercado.

A outra opção, o cloud computing ou servidor na nuvem, consiste na hospedagem de dados em data centers de empresas especializadas. Essa solução assegura flexibilidade porque a contratação é feita por demanda, de acordo com a quantidade de processamento e armazenamento de dados e seus custos variam são proporcionais ao uso.

Logo em seu surgimento, havia muitas incertezas sobre a segurança e a privacidade dos dados armazenados em cloud computing. No entanto esta indústria se desenvolveu muito e as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Microsoft, Oracle, Apple, Google, Amazon, entraram neste segmento a fim de oferecer serviços de alta qualidade técnica.

Estas companhias possuem diversos critérios de segurança e em função dos avanços tecnológicos existente, as informações e arquivos podem ser fragmentados e guardados em vários servidores espalhados em diferentes localidades do mundo, com suporte contínuo, backups automatizados, cesso controlado de usuários, criptografia de última geração , entre outros.

Escolha inteligente

A escolha da melhor solução – servidor interno ou cloud, depende muito das características de cada family office, mas atualmente os sistemas de segurança são muito mais avançados nestas grandes empresas, bem como seus recursos são abundantes e direcionados para manter os nível de serviço no mais alto padrão de segurança.

Sendo assim, investidores e family offices não precisam mais fazer investimentos significativos a fim de criar estruturas próprias, bem como não tem necessidade de contratar equipes internas especializadas na gestão desta infraestrutura de máquinas e sistemas de segurança.

Hoje o importante é planejar como fará a sua estrutura de proteção e agir preventivamente para diminuir os riscos. Há diversas formas para fazer isto e seguindo nossos posts você poderá ficar atualizado.

Seja qual for a decisão, existem plataformas de gestão de investimentos que podem ser executadas tanto em servidor próprio quanto em cloud.


Acompanhe o blog da Smartbrain

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.