Gestão de Carteiras

Está abrindo uma gestora de recursos?

Veja essas dicas e se prepare para montar seu próprio plano de negócios.


Gestora de recursos, também conhecida como asset management, é uma empresa que administra os recursos financeiros de terceiros. Ela tem uma equipe focada em traçar estratégias para alocação de recursos com o objetivo de tomar boas decisões na aplicação do patrimônio dos investidores, sempre buscando bons rendimentos, levando em conta o contexto econômico, cenário político etc. 

As assets managements, como também são conhecidas, tiveram início nos anos 60 e vem ganhando cada vez mais espaço devido à democratização de investimentos e avanço das regras do segmento. 

No Brasil, atualmente existem mais de 850 gestoras no Brasil, em 2021 a média era 700, segundo a ANBIMA. Esse crescimento é reflexo do aumento da demanda por esses serviços e do desejo de empreender, ao invés de ser funcionário de um grande banco ou mesmo de gestoras já estabelecidas no mercado. 

Se você está pensando em abrir uma gestora de recursos, aqui vão algumas dicas: 

  • Monte um plano de negócios detalhado; 
  • Estime os custos do negócio e levante recursos; 
  • Atenda às exigências de legislação; 
  • Obtenha as certificações necessárias; 
  • Monte uma equipe de profissionais;
  • Disponha de infraestrutura para operar, incluindo a tecnológica; 
  • Conte com fontes de dados financeiros confiáveis;

Para que as gestoras realizem a gestão dos recursos é necessário estar constituída legalmente na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) onde, foi celebrado um acordo de cooperação técnica entre a CVM e ANBIMA, que prevê a análise da autarquia em pedidos de credenciamento para atividade de administração de carteiras de valores mobiliários.

Vou abrir uma Gestora, por onde começar?  

Para abrir uma Gestora de Recursos, é necessário cumprir 3 (três) etapas:

  • Constituir uma empresa com o objeto social específico para tal atividade;  
  • Possuir um gestor responsável pela gestão dos ativos e um diretor de compliance/PLDFTP e risco;  
  • Requerer o credenciamento para funcionamento da empresa no âmbito do convênio CVM/ANBIMA;

A constituição da Asset será realizada mediante a formalização dos trâmites naturais de constituição de qualquer empresa com o Estatuto Social (se for uma S/A) ou Contrato Social (se for uma Ltda.) e com o registro da empresa nos órgãos governamentais, especialmente com o respectivo CNPJ e registro na Junta Comercial competente. 

A Res. CVM 21 estabelece as regras aplicáveis ao exercício profissional de administração de carteiras de valores mobiliários. Essa resolução deverá ser rigorosamente observada por aqueles que pretendem abrir uma Asset. 

Para o funcionamento da gestora

Dependendo do nível de complexidade e estilo de negócio a ser desenvolvido pela Gestora, os recursos humanos necessários, minimamente, são:  

  • Diretor estatutário responsável pela gestão de carteiras de valores mobiliários;  
  • Diretor de compliance/PLDFTP e risco;  
  • Analistas que apoiem ambas as diretorias. 

O diretor estatutário tem o dever de atribuir ao Estatuto Social ou Contrato Social da gestora, a responsabilidade pelo cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos e da Res. CVM 21 (compliance) e Res. CVM 50 (PLDFTP). 

O diretor de compliance/PLDFTP é responsável pela gestão de risco. 

Os sócios controladores, diretos ou indiretos, que atendam a certos requisitos de idoneidade, devem constituir e manter recursos humanos e computacionais adequados para o funcionamento da gestora. 

Caso a gestora optar por realizar a distribuição de cotas de fundos de investimento por si só, deverá possuir estrutura compatível para isso, ou seja, deve ter um maior investimento na contratação de recursos humanos e computacionais. 

Após constituída a empresa, contratados os recursos humanos e computacionais adequados, deverá ser feito um pedido perante o convênio CVM/ANBIMA, para a habilitação/credenciamento de Administrador Pessoa Jurídica para a Categoria Gestor de Recursos.

Tecnologia necessária

Para operar, as gestoras precisam de soluções tecnológicas adequadas e confiáveis. Além de toda estrutura de segurança da informação, é essencial um sistema para auxiliar nas rotinas operacionais do negócio. 

Estudo ANBIMA mostra que mais da metade dos entrevistados se relaciona com mais de uma instituição de serviços financeiros/investimentos, o que reforça a relevância de ter um consolidador profissional em sua gestora, como mostra o gráfico abaixo.

linkedin_(49)

Em caso de gestão de carteiras administradas, por exemplo, faz-se necessário um sistema de consolidação de carteiras robusto, geralmente operado pelo backoffice. Além de ferramentas adicionais que auxiliam a gestão, uma plataforma como essa irá cotizar as carteiras com cálculos baseados em dados confiáveis e atualizados.  

Incluir essas rotinas na sua gestora com sistemas não qualificados deixa a operação sujeita a riscos operacionais não desejados. 

Como realizar o pedido de convênio com a CVM/ANBIMA

A empresa deverá preencher adequadamente o Formulário de Referência, as declarações dos responsáveis pela gestão de recursos e pelo cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos e da Res. CVM 21 e Res. CVM 50, além de enviar um acervo documental necessário para demonstrar como está adequada sua estrutura. 

Para pedidos de habilitação no âmbito do convênio que incluam também o pedido de adesão aos códigos ANBIMA haverá uma relação de documentos adicionais no SSM ANBIMA, que também deverão ser considerados. 

A partir daí, a CVM/ANBIMA abre um processo administrativo para analisar o requerimento. Caso tenha incompatibilidades, a CVM/ANBIMA disponibiliza duas oportunidades para que as exigências sejam completadas. Estando tudo adequado, de primeira, ou após completadas às exigências, a CVM/ANBIMA concede o registro e a autorização da Gestora para iniciar as suas atividades. 

Se você está se programando para abrir uma gestora de recursos ou está em processo de abertura, a Smartbrain oferece a tecnologia adequada para que seja feita a gestão das carteiras de seus clientes. Quer saber mais?

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.