Gestão de Carteiras

Veja as vantagens de um consolidador de investimentos para consultores e assessores

Um sistema que reúne todas as informações de investimentos de seus clientes em um único lugar é o primeiro passo para fazer uma assessoria eficiente.


Você tem uma consultoria ou uma gestora de investimentos? Ou ainda pretende se tornar um consultor, se lançando ao empreendedorismo? 

Vamos explicar como um consolidador de investimentos pode te ajudar! Esse sistema reúne toda a infraestrutura necessária para o seu trabalho. 

O dia a dia de profissionais de investimentos é sempre muito agitado. Além de ter inúmeras reuniões com prospects e clientes, são muitos os desafios. É preciso analisar perfis, sugerir carteiras diante da enorme variedade de ativos financeiros que existem no mercado e fazer uma gestão eficaz dos portfólios. Conforme os negócios vão crescendo, a complexidade aumenta. Mas com um sistema de consolidação de investimentos fica mais fácil administrar tudo isso. 

 

Principais vantagens:

1. Adaptação à nova realidade do mercado

Atualmente, segundo o Big Data SmartBrain, os investidores dos segmentos alta renda e private têm tem suas carteiras bem diversificadas – em média, possuem 15,4 ativos e esses investimentos são espalhados em 5,3 instituições. 

Com o crescimento do número de fundos e dos produtos oferecidos no mercado financeiro e com a facilidade de investir usando as plataformas digitais de investimentos, a tendência é que os brasileiros procurem cada vez mais alternativas em vários bancos e corretoras. O cenário de queda da taxa básica de juros contribui para este movimento. 

Um sistema que reúne todas as informações de investimentos de seus clientes em um único lugar é o primeiro passo para fazer uma assessoria eficiente.

 

2. Otimização do tempo

Com um consolidador, você otimiza o seu tempo, uma vez que o sistema diminui a necessidade de inputs manuais de dados e automatiza o processo. Assim, é possível visualizar todos portfólios dos clientes atualizados diariamente a qualquer momento. 

Ao reduzir as tarefas operacionais, ganha-se mais tempo para as estratégias de montagem de carteiras e para a conquista e fidelização dos clientes, afinal este é o foco de uma assessoria de investimentos.

 

3. Suitability e enquadramento

Um consolidador de investimentos completo possui um módulo de suitability automatizado. Com ele, é  possível criar questionários e fazer análises completas dos perfis dos investidores. Os clientes respondem e assinam o suitability eletronicamente. O sistema, além de definir os perfis, também verifica se todas as carteiras estão enquadradas de acordo com os resultados do suitability. 

Testes de suitability consistentes e periódicos levam a um atendimento mais próximo e diferenciado. Portanto, é interessante você contar com um sistema transformando dados em informações realmente valiosas.

 

4. Rentabilidade líquida e 100% precisa das carteiras

Na correria do dia a dia, um método simplista é usado para calcular a rentabilidade da carteira é a média ponderada: a soma da rentabilidade de cada ativo multiplicada pelo seu respectivo peso (ou participação no portfólio) e depois esse valor é dividido pela soma dos pesos. Fazendo essa conta básica, compara-se o desempenho ou saldo da carteira de investimentos no final de um mês em relação ao obtido no mês anterior. O problema é que esse tipo de cálculo, normalmente feito em planilhas e de forma manual, gera resultados aproximados ou distorcidos. 

Já com um consolidador, o cálculo da rentabilidade das carteiras é feito de maneira precisa e automática, considerando todo o fluxo como aplicações e resgates, dividendos, reinvestimentos de proventos, pagamentos de amortizações, variação cambial, entre outros eventos. 

 

5. Acesso imediato a provedores de dados confiáveis

Completando o item anterior, ao optar por um consolidador de investimentos completo, você tem acesso a um banco de dados com todos os ativos do mercado financeiro brasileiro, além de ativos offshore. 

Todas estas informações são de fontes oficiais e de provedores de alta credibilidade. 

 

6. Visão completa do patrimônio

Um sistema completo consolida os ativos financeiros e também os imobiliários. Dessa forma, você tem uma visão completa do patrimônio dos clientes.  

Conhecer a estrutura patrimonial de cada investidor é um dos caminhos para traçar melhores estratégias. 

 

7. Entrega rápida de relatórios e extratos aos clientes

Usando planilhas convencionais, um consultor leva em média 10 dias para entregar o extrato consolidado de investimentos a um cliente. Usando um sistema de consolidação, isso é feito em D+0. Cada vez mais, os investidores querem agilidade no atendimento e visão constante das suas posições. 

A transformação digital envolve as várias esferas do cotidiano e torna tudo mais veloz  – e não seria diferente com os investimentos. 

 

8. Demonstração assertiva das recomendações

Um consolidador oferece a visão avançada e completa das carteiras em dashboards, gráficos e relatórios com análises de cada ativo, de grupos específicos como renda fixa, ações ou multimercados, das estratégias de curto, médio ou longo prazo, das divisões por instituições financeiras, além de dados sobre risco e liquidez. 

Com todas essas informações, fica mais fácil demonstrar a rentabilidade das carteiras recomendadas e o progresso dos investimentos. 

 

9. Controle das receitas

 Ao escolher um consolidador completo para o seu negócio, você pode controlar de forma automática as receitas e o pagamento de comissões de todos os consultores do escritório. 

Desse modo, não é preciso gastar tempo nestas tarefas administrativas.   

 

10. Maior transparência e fidelização de clientes

O grande valor de uma assessoria de investimento está no atendimento próximo e no nível de transparência que mantém com os clientes. 

Portanto, com um consolidador há maior clareza sobre as recomendações de investimentos, a evolução da carteira e o modelo de remuneração adotado. O resultado é a fidelização dos clientes e o crescimento dos negócios. 

Com todas estas funcionalidades, é possível aumentar o AUM (Assets Under Management) com qualidade no atendimento. 

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.