Gestão de Carteiras

Faça o Gross Up de ativos isentos automaticamente

Hoje já existe uma ferramenta que calcula automaticamente o Gross-Up dos ativos isentos, o que facilita o trabalho dos agentes de investimentos.


A gestão eficiente de carteiras, assim como, a sugestão de aplicações mais atraentes aos clientes, dependem da comparação correta das rentabilidades dos títulos isentos e dos tributados. Para isso é necessário aplicar a fórmula do Gross Up, cálculo que cria um imposto “virtual” sobre o ganho de capital dos ativos isentos como CRIs, CRAs, LCIs, LCAs e debêntures incentivadas. Desta forma, chega-se às taxas brutas desses títulos, colocando-os em uma mesma base comparativa com os ativos que têm incidência de imposto.

Não basta fazer uma conta simples, normalmente as pessoas recorrem a divisão da taxa de retorno do ativo isento por 0,85, que se refere à alíquota de imposto de renda de 15%. Essa conta não deve ser utilizada porque gera valores errados que podem induzir a análises e decisões equivocadas.

O cálculo do Gross Up

Para acompanhar a rentabilidade dos ativos isentos ou das carteiras ao longo do tempo é necessário efetuar diariamente o cálculo correto do Gross Up. Geralmente, os agentes de investimentos utilizam o Excel para fazer este cálculo, introduzindo a fórmula, depois digitando e copiando valores, datas e uma série de dados. Ou seja, utilizam um método onde parte considerável dos processos é feita manualmente o que gera um volume de trabalho enorme no dia a dia.

Com base no banco de dados da SmartBrain, cada escritório de agente autônomo de investimento faz a gestão de 12 carteiras em média e cada carteira tem aproximadamente 13 ativos, conforme pode ser visto na tabela abaixo. Portanto, uma assessoria tem em torno de 165 ativos para acompanhar e mais de 20% deles são títulos isentos de imposto de renda.  

Logo, de maneira convencional, com uso de Excel, somente para o cálculo do Gross up, leva-se em torno de 30 minutos para se efetuar o cálculo do conjunto de ativos incentivados por carteira - de 3 a 5 títulos em média cada. Estamos falando de 5 a 6 horas de trabalho por agente levando em consideração que cada um deles tem 12 carteiras.

 tebela_grossup.png



Automatização do cálculo de Gross Up

Cada vez mais a inovação tecnológica tem facilitado os processos e  já existem ferramentas que calculam automaticamente o Gross Up dos títulos isentos.

Como vimos acima, uma solução como essa é capaz de reduzir em até seis horas por consolidação, o tempo direcionado às tarefas rotineiras burocráticas e operacionais de um agente de investimentos.

Com uma economia de tempo como essa, os assessores de investimento podem se concentrar no real desenvolvimento de seu trabalho que é analisar o mercado, as necessidades e melhores estratégias para seus clientes, oferecendo-lhes maior suporte às decisões. Além disso ganham escala e mais tempo para a conquista de novos clientes.

A otimização de trabalho dos agentes e consultores de investimentos com o uso de uma ferramenta agiliza o processo e traz maior confiabilidade nas informações, pois além de aplicar a fórmula matemática correta do Gross Up, elimina problemas recorrentes de digitação e cálculos no uso das planilhas eletrônicas.

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.