Gestão de Carteiras

Filosofia de gestão de Single FO que investe prioritariamente em ações

Veja a filosofia de gestão de um assessor de um Single Family Office, que investe prioritariamente em ações.


Há muitos anos atrás descobrimos que o que gera riqueza e crescimento patrimonial a longo prazo é investir em empresas. Apesar de sempre termos vivido em um país com alta inflação e  dominância do CDI (com altas taxas de juros) a longo prazo, o que gera ganhos patrimoniais significativos é aplicar em boas empresas, geridas por profissionais de primeira linha e que sejam protagonistas nos mercados em que atuam.

Assim, estruturamos um método para assessorar um Single Family Office para investir principalmente em ações. Mas, a primeira questão que se apresentava era como lidar com a volatilidade, uma vez que os clientes do FO perceberiam que a Bolsa é um mercado com preços listados diariamente, e o sobe e desce das cotações trariam a sensação de perda patrimonial toda vez que o mercado caísse (e olha que não foram poucas vezes). Afinal, quando o mercado e as ações sobem ninguém acha ruim, né?

Com isso, desenvolvemos um método que chamamos de geração de renda, onde criamos uma forma de distribuir mensalmente uma parcela dos dividendos recebidos pelas empresas que investimos. 

 

 E o que isso significa?

Significa, que independentemente do valor de mercado da carteira de ações, o dividendo distribuído pelas empresas, é acumulado em uma conta separada e distribuído para os investidores em bases mensais, como se fossem uma renda constante, estável e independente do preço das ações no mercado no dia, no mês ou no ano.

Com essa filosofia, conseguimos demonstrar através de um sistema como o módulo Classificação Personalizada do Advisor, que ter uma carteira de ações funciona como ter um ativo real (que pode até ser comparado como ter um imóvel) onde o investidor recebe, independente do preço do mercado, uma renda contínua e estável como é o caso de um aluguel na comparação do imóvel. Vale lembrar que em um imóvel por exemplo também há a variação de preço, porém a sensação de perda patrimonial não existe porque não há uma Bolsa dando o preço do seu imóvel diariamente.

Eliminado o medo da volatilidade, uma vez que o investidor recebe aquela renda mensalmente independente do valor do ativo (para demonstrar isso usamos os extratos de rentabilidade e as analises de risco e retorno da carteira do Advisor), partimos para um segundo ponto: o fator tempo.

Investir em ações requer uma filosofia de longo prazo. Digo isso porque se uma empresa é boa e cresce constantemente seus negócios e seu lucro, dificilmente ela não crescerá em valor a longo prazo.

Quando se investe em ações com  um prazo definido (investir por um dia, um mês ou um ano por exemplo), corremos um risco enorme, pois no momento que você precisa vender está sujeito às intempéries de mercado – que são muitas e acontecem invariavelmente toda hora – logo, investir somente a parcela de dinheiro que realmente você não vai usar por 10, 20 anos, faz toda diferença uma vez que as crises passam, os mercados ficam mais racionais e os preços voltam a espelhar os fundamentos do crescimento da empresa, da sua geração de caixa e lucro. Portanto, não ter uma data para vender uma ação e sim vendê-la somente se há oportunidades de investir em ações melhores, elimina uma variável importante chamada: Prazo.

Outro ponto importante que implementamos na gestão dos investimentos, foi o conceito de liquidez e para tal as analises de liquidez da carteira do Advisor também foram muito importantes. Essa palavra, apesar de simples, significa muito em termos de oportunidades e diluição de riscos no Brasil, uma vez que ao aplicar em ações líquidas tem-se a possibilidade de transformá-la em dinheiro quase que imediatamente (em alguns casos obviamente não é bem assim).

Mas esse conceito se demonstrou importante, porque em todas as crises que houveram sempre mostramos que o investidor do Family Office poderia transformar seu patrimônio em dinheiro rapidamente, aumentando sua percepção de segurança. Também graças à liquidez e à uma posição de caixa que sempre mantemos nas carteiras, pudemos aproveitar esses momentos para fazer trocas de posições comprando excelentes empresas por preços extremamente baratos. 

Foi dessa maneira que ao longo dos últimos 40 anos criamos e assessoramos um Single Family Office que gera alto retorno para seus clientes. Foi um longo período de aprendizado, com diversos erros e acertos que nos fizeram chegar nesse modelo, mas acreditamos que tem sido bastante compensador para os investidores , pois o retorno médio anual medido em janelas de 3 anos é de mais de 18% a.a, o que tem gerado uma forte geração de riqueza e aumento patrimonial!

Claro, que outros conceitos muito importantes também foram estabelecidos, mas vamos deixar para comentá-los em outra oportunidade.

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.