Gestão de Carteiras

Diversificação de investimentos -  Florestas Nobres

O investimento em madeira nobre é considerado de longo prazo e se assemelha ao de renda fixa, por apresentar baixo risco e ao mesmo tempo, de renda variável por ter alto retorno financeiro.


Nos últimos anos, o investimento em florestas nobres tem sido uma alternativa bastante interessante para aqueles que desejam diversificar suas carteiras de investimentos. No Brasil, o setor de silvicultura e agricultura tem se mostrado promissor, com diversas empresas e investidores apostando em projetos relacionados à produção de madeira de alto valor agregado.

Mas afinal, o que são florestas nobres?

Trata-se de um tipo de floresta composta por árvores de espécies nativas e nobres, que possuem grande valor econômico devido à sua qualidade e raridade. Essas árvores são cultivadas para uso em diversos fins, como produção de móveis, construção civil, papel e celulose, entre outros.

No Brasil existem diversas espécies, sendo as mais valorizadas: o mogno africano, a peroba rosa, o jacarandá, o ipê, a cerejeira, o cedro e o pau-brasil.

Vale a pena investir em Florestas Nobres?

De acordo com a Revista Campo & Negócios Floresta, a vantagem de investir no mercado de florestas nobres exóticas, é que ele apresenta elevado crescimento e rentabilidade, uma vez que o retorno financeiro com a colheita da madeira é mais rápido do que o cultivo de uma espécie nobre nativa.

O mogno africano tem se destacado como uma das opções mais lucrativas para investimento em florestas nobres no Brasil. Essa espécie, originária da África, é bastante valorizada no mercado nacional e internacional devido à sua beleza e qualidade, sendo utilizada principalmente na produção de móveis de luxo, instrumentos musicais e revestimentos de alto padrão.

Principais motivos para investir em Mogno Africano

O mogno africano, em particular, é uma espécie exótica que se adapta muito bem ao clima brasileiro e é bastante procurada no mercado, sendo considerada a madeira nobre mais indicada para quem busca maior lucratividade.

Existem diversas vantagens em investir no plantio de mogno africano, sendo uma das principais o alto retorno financeiro que esse tipo de investimento pode gerar. De acordo com especialistas no setor, o retorno financeiro por hectare de floresta nobre de mogno africano pode chegar a ser superior a 18% ao ano, o que é uma taxa bastante atrativa para investidores que buscam diversificar seus investimentos.

Outra vantagem do investimento em mogno africano é que essa espécie possui um valor agregado significativamente maior do que outras madeiras, o que pode gerar um retorno rápido do investimento em relação às espécies nobres nativas.

Além disso, o preço por volume (m³) de madeira de mogno africano é geralmente maior do que outras espécies de madeira, como o eucalipto, por exemplo. De acordo com a Indústria Brasileira das Árvores (IBÁ), o preço por m³ de mogno africano pode chegar a ser cerca de 10 vezes maior do que o preço do eucalipto. Isso significa que, mesmo que o investimento inicial no plantio de mogno africano seja mais elevado, o retorno financeiro pode ser muito maior em longo prazo.

Desafios e obstáculos do investimento

Investir em florestas nobres no Brasil pode ser um desafio para muitos investidores. Um dos principais obstáculos é o alto investimento inicial. A aquisição de terras, mudas e outros insumos pode ser extremamente cara. Além disso, é necessário contratar mão de obra especializada e adquirir equipamentos específicos, o que pode elevar ainda mais o custo do investimento. Tudo isso pode ser um fator limitante para muitos investidores que não têm os recursos necessários para fazer um investimento inicial tão significativo.

Outro desafio enfrentado pelos investidores é o retorno a longo prazo. As florestas nobres levam décadas para amadurecer e se tornarem lucrativas, o que significa que o investidor precisa ter uma visão de longo prazo e estar disposto a esperar muitos anos antes de obter um retorno significativo sobre o investimento.

Além disso, existem também os riscos ambientais, como incêndios florestais, pragas e doenças, que podem afetar a produção e reduzir o retorno sobre o investimento. Todos esses fatores devem ser cuidadosamente avaliados antes de se investir em florestas nobres no Brasil.

No Advisor Smartbrain, você pode consolidar e acompanhar investimentos que não tenham precificação, como as madeiras nobres. Conheça as soluções da Smartbrain para realizar uma gestão completa das carteiras de seus clientes.

 

Nova call to action

 

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.