Existem diferentes métodos de análises de ações, que são adequados para cada estilo ou estratégia de investimentos.
Em um outro post, destacamos os principais pontos da análise fundamentalista para a escolha de ações. Em linhas gerais, avalia a saúde financeira, o grau de eficiência, investimentos, capacidade de execução de projetos e de geração de valor das companhias, e é usado principalmente por investidores que têm a visão de acionistas, de donos das empresas.
Agora, vamos destacar um outro tipo, que é análise técnica ou gráfica e quem mais utiliza essa metodologia.
A análise técnica tem foco nos movimentos de mercado, nos históricos de preços e dos volumes negociados de cada ação e, ao utilizar cálculos de probabilidade estatística, identifica em gráficos os padrões de comportamento dos preços.
Então, com base nela, o que se busca é antecipar as tendências de altas ou de baixas dos preços.
A análise técnica ou gráfica é mais utilizada por traders, que perseguem ganhos com a variação de preços de ações no mercado no curtíssimo ou curto prazo e as movimentações de compras e vendas de ações. São vários tipos de operações realizadas por eles como day trade, swing trade, arbitragem, long and short, hedge e opções.
Além de monitorarem notícias e relatórios sobre o mercado, as companhias, economia e política, que são base para as operações, esse método de análise auxilia nas tomadas de decisão.