Mercado

Real Digital: entenda as diferenças entre CBDCs, Criptomoedas e Stablecoins

A expectativa é que a moeda seja lançada ao público até o fim de 2024


Os planos do Banco Central para o real digital estão cada vez mais concretos, principalmente após o anúncio do primeiro piloto da nova da moeda brasileira e o calendário dos testes que acontecerão ao longo de 2023.

Entenda as diferenças entre CBDCs (Moeda Digital de Banco Central), Criptomoedas e Stablecoins:

  • CBDC - Central Bank Digital Currency

É uma moeda digital emitida e garantida por um banco central. Ela é uma forma eletrônica de moeda emitida pelo banco central de um país, que é baseada em uma tecnologia de registro distribuído (como o blockchain) que permite a transmissão eletrônica segura de dinheiro entre os participantes de uma transação.

Ao contrário das criptomoedas, as CBDCs são emitidas por autoridades centrais e geralmente estão vinculadas a moedas fiduciárias, como o dólar ou o euro. Elas são projetadas para serem usadas como uma forma segura e eficiente de pagamento eletrônico e podem ser emitidas em dois tipos: CBDC de varejo, que é acessível a indivíduos e empresas para transações do dia a dia, e CBDC de atacado, que é destinada a instituições financeiras e empresas para grandes transações financeiras.

As CBDCs tem despertado um interesse crescente para os bancos centrais de todo o mundo, com muitos países conduzindo pesquisas e testes para explorar as possibilidades e os desafios dessa tecnologia.

  • Criptomoedas

Uma criptomoeda é uma forma de moeda digital que utiliza criptografia para garantir a segurança das transações e controlar a criação de novas unidades. Elas são descentralizadas, ou seja, não são emitidas por uma autoridade central, como um banco central, mas sim por meio de algoritmos matemáticos e redes de computadores distribuídas.

As criptomoedas também são conhecidas por sua natureza imutável e irreversível, o que significa que as transações realizadas com elas são registradas permanentemente em um registro público conhecido como blockchain. O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e amplamente utilizada, mas existem diversas outras criptomoedas em circulação, cada uma com suas próprias características e funcionalidades.

  • Stablecoins

Stablecoins são uma classe de criptomoedas que são projetadas para manter um valor estável em relação a algum ativo subjacente, como uma moeda fiduciária, uma commodity ou um índice de ativos. Elas são projetadas para minimizar a volatilidade que é comum nas criptomoedas mais tradicionais, como o Bitcoin.

Existem três tipos principais de stablecoins:

  1. Baseadas em moeda fiduciária: elas são lastreadas em uma moeda tradicional, como o dólar americano, o euro ou o iene japonês. Por exemplo, uma stablecoin pode ser criada para ter um valor de um dólar americano, e cada token pode ser resgatado por um dólar americano.

  2. Baseadas em commodity: elas são lastreadas em uma commodity, como o ouro ou a prata. O valor da stablecoin é indexado ao valor dessa commodity.

  3. Baseadas em criptomoedas: elas são lastreadas em outras criptomoedas, como o Bitcoin ou o Ethereum. Essas stablecoins usam algoritmos sofisticados para manter seu valor estável em relação à criptomoeda subjacente.

As stablecoins podem ser usadas como uma forma de transferir valor rapidamente e de forma segura, bem como para especulação e investimento. Elas são populares em países onde a moeda fiduciária é instável ou altamente inflacionária, e também são usadas em transações comerciais entre empresas internacionais. As stablecoins oferecem uma alternativa interessante para a transferência de valor em relação às moedas fiduciárias tradicionais e às criptomoedas mais voláteis.

Segurança cibernética 

Embora uma transação envolvendo um depósito tokenizado ou uma moeda digital possa ocorrer de forma semelhante, os encadeamentos contratuais, jurídicos, de cibersegurança e custo são significativos. No caso de um depósito tokenizado, é necessário que a transação passe por uma ou mais instituições financeiras ou de pagamento que exigem medidas de segurança cibernética adequadas.

Por outro lado, a transação de um depósito direto no banco é realizada por meio de um contrato em que o banco determina o valor a ser creditado na conta do correntista ou cliente, assumindo a responsabilidade pelo valor depositado.

Vantagens do Real Digital

A grande mudança é que o real digital não se trata apenas de um meio de pagamento, mas também é possível programar pagamentos e transações para uma ampla variedade de produtos, incluindo bens de consumo, de forma autônoma, sem a necessidade de negociação por meio de bancos e outros intermediários.

Os contratos têm potencial para financiar projetos e negócios que atualmente não interessam aos bancos e não são viáveis no mercado de capitais tradicional. Em alguns casos, a tokenização pode ajudar o tomador de empréstimo a comprovar suas garantias com outras posses, como, por exemplo, a tokenização de um celular para incluir seu valor em sua capacidade de pagamento.

Na Smartbrain, é possível consolidar as carteiras de criptomoedas dos seus clientes, acompanhar seus resultados e comparar com a rentabilidade com o restante do portfólio. Saiba mais clicando no banner abaixo:

 

Nova call to action

 

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.