Renda Variável

ROA: indicador para análise fundamentalista

O Retorno sobre o Ativo (ROA) é uma métrica para a análise de empresas e tomada de decisões de investimento, entenda como interpretar esse indicador.


 

O Retorno sobre o Ativo (ROA) é um indicador fundamentalista para análise de ações e tomada de decisões de investimento, permitindo avaliar o gerenciamento do capital circulante e a rentabilidade da empresa. Essa métrica é essencial para compreender o nível de endividamento e a eficácia na administração dos recursos.

Entenda como calcular e analisar adequadamente o ROA:

O que é ROA e como analisar

ROA (retorno sobre ativos) é um indicador de rentabilidade que mostra o quão lucrativa uma empresa é em relação ao seu conjunto de recursos. Sob essa ótica, o ROA permite avaliar a qualidade do gerenciamento financeiro da empresa e sua habilidade na utilização dos ativos. 

A fórmula do ROA é:

ROA = (lucro líquido/ativo total)* 100

Imagine que você quer analisar uma empresa que tenha LL de R$200 mil e ativo total de R$ 1mi, você teria o seguinte cálculo:

ROA = (200.000/1.000.000)*100

ROA= 20%, ou seja, para cada unidade monetária, 20% está voltando na forma de lucro.

Esse resultado é alto ou baixo?

Você pode confrontar o resultado da companhia com outras do mesmo setor, além de poder usar um benchmark para fins de comparação, quanto maior for o resultado em relação à Selic, por exemplo, mais atrativo o resultado.

É valido mencionar que o ROA também pode ser negativo, o que pode ocorrer em períodos de crise econômica ou má gestão da empresa.

Uma sugestão é analisar o ROA ao longo do tempo, para identificar possíveis melhorias na eficiência, como nesse caso da Usiminas (USIM5): 

grafico_1_(1)

Nova call to action

Restrições do ROA 

Apesar de amplamente utilizado, o ROA, assim como qualquer outro indicador, não deve ser analisado sozinho para a tomada de decisão, uma vez que:

  • O ROA só considera elementos evidenciados no balanço, desconsiderando ativos intangíveis como marcas e know-how tecnológico.
  • Alavancagem financeira: uma empresa com uma estrutura de capital mais alavancada pode ter um ROA mais alto devido ao uso de dívida, mas também enfrenta um maior risco financeiro.
  • Setores distintos: diferentes empresas podem ter discrepâncias significativas no ROA, isso não deixa margem para comparação entre elas. Veja o caso do Bradesco (BBDC4), como difere do exemplo que demos da Usiminas:

grafico_2_(1)

É profissional da área e quer agilizar o acompanhamento das suas carteiras? Conheça a Smartbrain:

Sobre a Smartbrain

A mais completa plataforma de consolidação e gestão de investimentos para profissionais do mercado, como: gestores de patrimônio, Family offices, consultores de investimentos, corretoras, distribuidoras e plataformas de investimentos.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.