Assessoria Financeira

6 ferramentas indispensáveis para investir melhor

Existe uma série de ferramentas que podem ajudar investidores a ganhar eficiência, agilidade e precisão no processo de análise e controle de investimentos.


Investir é uma prática que requer controle e análise sobre as aplicações financeiras. Para isso, existe uma série de ferramentas  que podem ajudar investidores a ganhar eficiência, agilidade e precisão nesse processo

Com desemprego em alta e economia com desempenho ainda ruim, o brasileiro precisa cada vez mais valorizar o dinheiro que tem em mãos. Apenas uma em cada quatro pessoas economicamente ativas (24%) diz fazer algum tipo de aplicação financeira. No total, 62,34% afirmam não conhecer nenhum tipo de investimento. É o que revela uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com o apoio do Datafolha.

“Os brasileiros ainda têm pouca consciência de seu protagonismo em relação às próprias finanças. O hábito de priorizar o consumo, ao invés de poupar, é uma questão cultural por aqui”, afirmou Aquiles Mosca, presidente do Comitê de Educação da Anbima.

Diante desse cenário, os profissionais de investimento ganham protagonismo e responsabilidade, já que seu trabalho tem impacto direto nas economias e, portanto, nos sonhos e padrão de vida de seus clientes.

Outra pesquisa, também da Anbima, revela que 6,2 milhões de brasileiros têm intenção de realizar algum tipo de aplicação. Parte dessas pessoas não investe por insegurança ou desconhecimento de como fazer aplicações. E é justamente aí que entram em jogo os profissionais de investimentos, como assessores, consultores, planejadores financeiros, agentes autônomos e gestores patrimoniais. Nesse sentido, é de extrema importância, que você, investidor, conte com um profissional competente que tenha as características abaixo para te ajudar com seus investimentos:

  • Que esteja sempre antenado às flutuações, oscilações e notícias relevantes do mercado e também atento às normas e regras divulgadas pelos órgãos oficiais e regulamentadores;

  • Que consiga simular e comparar carteiras de investimentos de seus clientes, assegurando maior poder de análise e reflexão para os investidores;

  • Que seja capaz, depois de analisar aspectos chave de cada ativo financeiro ou imobiliário, de sugerir estratégias de investimentos e produtos que aumentem a segurança, liquidez e rentabilidade dos investimentos de seus clientes;

  • Que consiga alinhar a carteira de investimentos com a  tolerância a riscos e objetivos a médio e longo prazo dos investidores que contratam seus serviços.

  • E que, por fim consiga demonstrar e facilitar a visualização, bem como a compreensão para seus clientes quanto à performance dos investimentos;

Além de contratar um profissional capacitado é importante que você investidor tenha acesso também a ferramentas  que possam te ajudar a investir. Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que um investidor pode utilizar, o que elas fazem e qual o benefício de sua utilização no dia a dia dos seus investimentos:

Casas de Research:

As casas de research especializadas, independentes ou ligadas à alguma corretora, que tem como objetivo oferecer análises técnicas e fundamentalistas, por meio da criação e envio de relatórios com recomendações de investimento em relação a comprar, vender ou manter ativos financeiros. Esse tipo de relatório é voltado para investidores experientes e para aqueles com pouca familiaridade com o mercado e que precisam de suporte, embasado em análises econômicas e de projeções financeiras, para facilitar sua tomada de decisões.

Para fazer isso de forma eficiente, sem ser bombardeado de informações, muitas vezes irrelevantes, é crucial que você escolha Casas de Análises com credibilidade no mercado financeiro, como, Empiricus, Eleven Financial Research , Suno Research, Nord  Research, que possam fornecer informações relevantes para gestão de investimentos e análises de risco/retorno de cada ativo financeiro. Dentre esses ativos, tais pesquisa fornecem informações, tendências e relatórios para ações, títulos de renda fixa - como LCI, LCA e CDB -, fundos imobiliários, Tesouro Direto, câmbio.

Comparador de Investimentos:

Comparar investimentos é o primeiro passo para escolher investimentos consistentes. Por meio da comparação, tendo em mãos um comparador  de investimentos, é possível analisar a rentabilidade, flutuação e oscilação de diferentes tipos de ativos financeiros, como ações, renda fixa e fundos, a fim de identificar o histórico passado de rentabilidade e volatilidade, e quais são aqueles mais adequados para investir.

Nesse sentido, o comparador é a ferramenta para pesquisar, comparar e identificar quais produtos tiveram um comportamento adequado , sempre considerando seu perfil e objetivos das aplicações financeiras.

Simulador de Investimentos:

Agora que você escolheu em quais produtos deseja investir, está na hora de simular como eles vão se comportar de forma combinada. Utilizando um simulador  de investimentos, é possível montar uma carteira com os ativos que você  escolheu e analisar seu comportamento em relação à rentabilidade, exposição ao risco, volatilidade e liquidez em diversas janelas de tempo. Assim, você pode montar e testar uma carteira diversificada a fim de ver como funciona a combinação de diversos tipos de investimentos diluindo os riscos e elevando os níveis de rentabilidade.

Home Broker:

Não podemos falar em investimentos sem falar da ferramenta que faz os investimentos diretamente: os home brokers. Essa ferramenta permite aos seus usuários fazer a negociação de forma online, transmitindo ordem de compra e venda de ações de forma prática, ágil e segura. Atualmente já existem sistemas que viabilizam o investimento online em outros ativos como o Tesouro Direto e Fundos. Para o  investidor realizar de fato suas aplicações, hoje ele precisa somente de um computador ou celular, acesso à internet para comprar ou vender ativos financeiros.

Essas tecnologias tornam muito mais fácil a vida de investidores, independentemente do seu nível de expertise no mercado financeiro: seja um investidor novato, seja um investidor experiente. 

Consolidador de Investimentos:

Após realizar seus investimentos de fato, chegou a etapa mais importante para garantir que sua estratégia de investimentos seja bem sucedida. Após realizar os investimentos é necessário fazer uma análise contínua da performance dessa carteira a fim de manter os ativos que estejam se comportando dentro dos níveis de rentabilidade e volatilidade esperados e remanejar os investimentos em ativos com performance que deixaram a desejar.

Para fazer isso, um investidor deve ter em mãos uma ferramenta para centralizar e automatizar todas as informações  dos seus investimentos em um só extrato. Dessa forma, é possível ganhar eficiência em processos que normalmente são feitos de forma manual, com planilhas de Excel, por exemplo.

Outro benefício que uma ferramenta para consolidar extratos de ativos financeiros proporciona é a precisão de cálculos, garantindo credibilidade e mitigando os possíveis erros humanos.

Por fim, esse tipo de tecnologia assegura maior produtividade, assertividade e poder de análise aos investidores, bem como melhora a visualização dos resultados dos investimentos de cada carteira. Assim, é possível elevar o nível na hora de desenhar as estratégias de investimentos e, a fim de atender seus objetivos com investidor.

Robô-advisor:

Robôs-advisor nada mais são do que plataformas online que utilizam algoritmos e, em alguns casos, inteligência artificial, para fornecer serviços de gestão e consultoria de investimentos de forma digital. Com essa ferramenta em mãos, um investidor consegue encontrar seu perfil de investimentos (conservador, moderado ou arrojado), montar um portfólio de investimentos adequado a este perfil e monitorar a performance de suas aplicações financeiras de forma automatizada. Essa ferramenta é voltada para investidores com pouca ou média experiência no mercado financeiro e que queiram investir sem a necessidade de ter um assessor ou consultor diretamente.

O principal diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de um investidor com pouca experiência ter constante monitoramento e rebalanceamento da carteira de investimentos, de forma simples, rápida e automática.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.