Big Data

Multimercados representam 42% das carteiras de investidores private

A pesquisa Big Data SmartBrain mostra a estratégia das carteiras dos investimentos dos clientes private que são atendidos por assessores


Qual é a alocação média adotada pelos assessores de investimentos independentes no atendimento aos grandes investidores?  

Os fundos multimercados já passam a renda fixa e representam quase 42%, a maior fatia das carteiras dos  investidores do segmento private, que por definição, são aqueles que possuem mais de R$ 3 milhões em aplicações financeiras. 

Com a taxa de juros da economia em patamar histórico mais baixo, está havendo um movimento em busca de maiores retornos. Segundo os dados do Big Data, esta migração para fundos multimercados, que usam estratégias para superar o CDI, vem acontecendo desde o final de 2017. Observe o gráfico:

Gráfico - V2Fonte: Big Data SmartBrain

A renda variável - com investimentos em ações e em fundos de ações, também vem crescendo e corresponde a 12,9% dos portfólios. De maneira geral no País, o ano começou com um fluxo maior de investidores para a bolsa, motivado principalmente pela mudança de diretrizes da política econômica, com a entrada de um governo mais liberal e pró-reformas.

Tanto no caso dos fundos multimercados quanto nos fundos de ações, a preferência dos investidores private têm sido por produtos oferecidos por gestores de recursos independentes.

Este é um retrato que representa, na média, a forma como está distribuído o dinheiro dos investidores entre as categorias de investimentos:   

participacao_aum

Fonte: Big Data SmartBrain

Apesar da maior participação da renda variável os fundos e títulos de renda fixa continuam ocupando espaço relevante nos portfólios dos clientes private, com aproximadamente 36%, em suas estratégias de diversificação.

Já os produtos de previdência privada correspondem à uma pequena fatia das carteiras, embora já comecem a ser recomendados pelos assessores de investimentos que atuam fora dos grandes bancos. Com a entrada de gestores independentes e a ampliação dos canais de distribuição, este segmento está cada vez mais competitivo e vem aumentando a oferta de produtos com estratégias mais sofisticadas e maiores retornos, assim como, condições mais favoráveis em relação às taxas de administração e carregamento.

Nos próximos posts, vamos divulgar os ativos ou produtos financeiros mais investidos nas carteiras dos investidores private em cada categoria. Também iremos mostrar quais foram as aplicações mais escolhidas no mês de janeiro.

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.