Gestão de Carteiras

Contratar consultores e agentes autônomos de investimento requer pesquisa e atenção

Na hora de contratar um profissional para fazer a gestão patrimonial, tanto de ativos financeiros como imobiliários, diversas dúvidas podem surgir. Pensando nisso, a Smartbrain separou os principais pontos de atenção para se pensar antes da contratação. Leia mais.


Quais são os critérios para escolher o profissional que te ajudará nas melhores decisões de investimentos e na gestão do seu patrimônio?


Sabemos que é preciso ter muito critério na hora de comprar qualquer produto ou de contratar serviços, selecionando as melhores opções entre as tantas que são oferecidas no mercado. Pesquisar é essencial para evitar problemas no futuro. Ao procurar um profissional do mercado financeiro, isso não é diferente: seja um consultor ou agente autônomo de investimentos.

Pensando justamente nisso, a SmartBrain separou as prioridades e principais pontos que você, investidor, deve levar em consideração antes de contratar os profissionais que irão te assessorar e te aconselhar nas suas aplicações. Com o apoio destes especialistas e estratégias corretas, certamente será mais fácil fazer o seu patrimônio financeiro crescer de acordo com seus objetivos.

Antes, porém, de se preocupar com os pontos cruciais da contratação, é necessário voltar um passo: você sabe exatamente quem são e quais as funções específicas de um consultor e de um agente autônomo de investimentos?  

Se sim, siga direto para as prioridades, se não, os dois próximos parágrafos são para você:

Um consultor financeiro é o profissional que irá realizar um diagnóstico sobre os seus investimentos, analisar seu perfil de investidor e seus objetivos. Ele vai direcioná-lo e orientá-lo para uma composição de investimentos mais adequada. Após avaliar detalhadamente suas necessidades, o consultor irá sugerir uma carteira ou propor mudanças no conjunto dos seus investimentos atuais, trocando aqueles que não estejam adequados ao seu perfil de risco e seus objetivos de retorno a curto, médio e longo prazo para opções que façam mais sentido e com os riscos que você concorda em correr para alcançar suas metas. Com isso, ele poderá gerar mais equilíbrio à sua carteira de ativos e conseguir melhorar a rentabilidade.

Já o agente autônomo de investimentos é o profissional responsável em implementar suas aplicações. Este especialista está sempre ligado à uma corretora e é responsável por vender produtos financeiros e executar as ordens de investimentos para você.

Ambos os profissionais devem ser gabaritados e multidisciplinares, pois precisam ter conhecimento considerável sobre finanças, legislação, tributação e principalmente, uma visão aguçada sobre tudo o que impacta diretamente no rendimento, liquidez e riscos dos variados tipos de investimentos existentes.


Confira tudo o que você precisa saber antes de contratar um profissional de investimentos:

Cadastro e certificação profissional do consultor e agente autônomo:

Hoje, no Brasil, o órgão regulamentador destes profissionais que podem ser enquadrados como assessores - consultor ou agente autônomo de investimentos, é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Portanto, como rege o protocolo da entidade, estes especialistas devem estar devidamente habilitados e registrados para exercerem suas funções.

No caso dos agentes autônomos, é exigido o certificado da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), entidade credenciadora desta categoria, segundo a determinação da própria CVM.

Ética e conduta profissional de um consultor ou agente autônomo:

Discorrer sobre ética pode parecer redundância, mas escolher um profissional que demonstre uma ética sólida pode evitar muitos problemas como a falta de visibilidade de como seus recursos estão sendo aplicados; a falta de informação que deixa o investidor no escuro quanto à  rentabilidade e aos riscos dos ativos e, até mesmo, problemas legais que o consultor ou agente autônomo podem enfrentar, como um processo por informação privilegiada e que pode afetar você, entre outros. Portanto, conduta ética e transparência são requisitos fundamentais para se criar uma relação de confiança entre profissional e investidor.

Investimentos vs Emoções na hora de desenhar estratégias de investimento:

Consultores e agentes autônomos de investimento devem ser pragmáticos e saber analisar situações sem o calor das emoções do mercado. Portanto, esses profissionais deve estar preparados também para lidar com os fatores emocionais de cada  investidor, sua tolerância a riscos e perdas e saber como aconselhá-lo da melhor maneira possível, sempre visando atingir o melhor equilíbrio entre risco e retorno para a sua carteira e seu patrimônio, o que inclui ativos financeiros e imobiliários.

Métodos de compensação e honorários dos profissionais de investimentos:

Por serem profissões relativamente novas no mercado, os métodos de remuneração dos consultores e agentes autônomos variam bastante, por isso, é bom você se familiarizar com as seguintes práticas que, até agora, são as mais comuns:

  • Comissão ou rebate: nesse modelo de compensação, o agente autônomo de investimento recebe uma parcela da receita obtida pela corretora ou instituição financeira sobre os produtos que são vendidos. Essa forma de compensação é a mais comum e tem sido bem aceita pelo investidor, pois ele utiliza uma parcela do rendimento do título adquirido para pagar o profissional e a instituição que venderam aquele tipo de investimento.  Vale ressaltar que pesquisas indicam que os clientes demandam transparência em relação a esta cobrança, pois consideram importante para criar confiança com o profissional.
  • Fee de consultoria: em contrapartida, o consultor de investimento, que legalmente está impedido de receber rebate de qualquer instituição financeira, tem como principal forma de compensação a cobrança de um valor (fee) mensal ou anual com base no valor do patrimônio ou do escopo dos serviços prestados. Essa forma de cobrança é relativamente nova no Brasil e busca evitar principalmente o chamado conflito de interesse, pois o consultor está livre para recomendar variados tipos de aplicações independente dos rebates que viessem a lhe pagar as corretoras de investimentos.

Por fim, os pontos mais importantes:


Transparência é a principal característica que um profissional, seja ele consultor ou agente autônomo de investimentos deve ter, sendo que, hoje, os softwares de gestão e consolidação de dados são importantes aliados nesse quesito:

Como job description do profissional que irá assessorar e aconselhar os investimentos, colher dados e traduzir a rentabilidade, riscos, liquidez, variação e projeção dos investimentos são pontos que irão ajudar o investidor a entender como seus recursos estão sendo aplicados e, mais, se eles estão sendo bem aplicados ou não. Por este motivo, agentes autônomos e consultores, cada um conforme sua atividade, deve ter ao seu dispor sistemas e infraestrutura robustos para que possam prestar serviços da melhor forma para você. Agilidade, precisão, flexibilidade e outros quesitos para distinguir o nível de atendimento e podem impactar nos resultados.

Além disso, profissionais que contam com a inteligência fornecida pela tecnologia, eliminam a parte cansativa e penosa do trabalho, que é coletar os dados dos investimentos e dos diversos índices financeiros, para focar na análise das carteiras e nos resultados advindos das alocações realizadas como rentabilidade, volatilidade, liquidez e riscos.

O que não esperar do seu consultor de investimentos:

É importante ressaltar que um consultor ou agente autônomo de investimentos não têm controle sobre os seus investimentos. Eles servem como assessores que indicam o melhor caminho ou produtos a investir e por quais motivos um investimento é ou não melhor que outro. Assim como um médico que indica um tratamento ou uma cirurgia, deixando a decisão para o paciente; no campo dos investimentos, a decisão do caminho que a se tomar é sempre exclusiva do investidor. Sob esse aspecto, analise se o profissional que deseja contratar, além de ser preparado e competente, sabe ouvir as suas considerações e se é capaz de fornecer todas as informações para que você consiga tomar decisões conscientes, afinal, o dinheiro é seu - e os ganhos ou perdas também serão seus! Tenha um profissional que te ajude com os seus investimentos de forma responsável.

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.