Mercado

De gerente de banco a gestor de patrimônio: Se torne um empreendedor

O empreendedorismo no setor de investimentos possibilita voos altos, é um caminho para realização profissional e pessoal.


Empreender no setor de investimentos está se tornando cada vez mais fácil e possibilita voos mais altos em sua carreira. Este pode ser um caminho para a realização profissional e pessoal.

Temos visto, cada vez mais, profissionais que trabalham em instituições financeiras repensarem suas carreiras e largarem seus empregos atuais para se tornarem agentes autônomos de investimentos.

Esse movimento está acontecendo porque várias pessoas estão buscando maior qualidade de vida e não querem mais conviver com a realidade de grandes cobranças dos seus chefes e do atingimento de metas, muitas vezes surreais.

Para ir ao encontro desse objetivo, primeiramente os profissionais buscam tirar todas as certificações e habilitações necessárias. Em seguida, procuram se ligar a uma corretora de valores e distribuidora de investimentos.

Essa migração, inicialmente, pode não ser tão simples, mas temos visto que a maioria dos profissionais está enxergando que adotaram o caminho desejado e se sentem plenamente satisfeitos com suas decisões. Aliás, muitos estão avançando ainda mais nesse processo.

E como eles têm avançado? Normalmente, na medida em que conquistam uma carteira de clientes razoável, procuram se associar a amigos de confiança, ou outros profissionais que trabalham na mesma área, para abrir um escritório próprio. Esse passo proporciona a oportunidade de montarem uma estrutura mais robusta e ainda construir uma equipe de profissionais para aumentarem a captura de novos clientes,  oferecendo um leque maior de serviços.

Para ampliar a gama de serviços muitas vezes é necessário iniciar com uma consultoria de investimentos, que habilita fazer recomendações de investimentos. Para tal, inicia-se outro processo de habilitação legal para transformar a empresa em uma gestora de patrimônio. Veja o vídeo de nosso consultor Hudson Bessa sobre esse assunto, clicando aqui.

Existem oportunidades?

Se você começou a pensar com mais atenção sobre o assunto e está se perguntando se existem possibilidades, é possível dizer que elas estão em todos os lugares, mas em locais pouco explorados pelo setor de investimentos. Fora do eixo Rio - São Paulo e grandes capitais, esse tipo de negócio tem tido um potencial ainda maior. Isso porque as plataformas de distribuição de investimentos oferecem uma gama enorme de produtos em suas prateleiras. Então, os investidores que estavam muito restritos com as opções oferecidas pelos seus bancos, se atraem pelas novas alternativas de aplicações e pelo atendimento mais especializado dos profissionais independentes.

Outro fator é o número de investidores que tem crescido gradativamente e a maior disposição pela diversificação. Com queda da taxa de juros e a maior oferta e distribuição de produtos no mercado, as pessoas sentem necessidade de mais suporte para fazerem suas escolhas. Além disso, há também as mudanças comportamentais dos chamados millenials, que procuram soluções tecnológicas para tomarem suas decisões.

Mudanças tecnológicas

É interessante notar que esse caminho é cada vez mais viável em função da tecnologia, que permite que os profissionais dispensem as grandes estruturas das instituições financeiras para montarem escritórios próprios, mais enxutos e, em muitos casos, até atuando de forma remota.

Cada vez mais encontramos no mercado fintechs e plataformas on-line de controle de investimentos que facilitam a vida dos profissionais independentes. Com esses sistemas é possível montar e controlar carteiras de diversos clientes, assim como consolidar seus investimentos, comparar rentabilidades, riscos e fazer a gestão de portfólios.

Sabemos que o levantamento e o controle manual de dados são atividades desgastantes e propensas a erros. Então, contar com um sistema para obter a atualização da precificação dos ativos diariamente, com base em fontes confiáveis, melhora a rotina.

Com o uso de tecnologias específicas para o seu segmento, você reduz o tempo gasto com tarefas burocráticas e consegue focar no que tem mais importância para o seu negócio: a assessoria ao seus clientes nas estratégias de investimentos!

Continue seguindo o blog da SmartBrain. Aqui você fica por dentro das tendências na área de investimentos no Brasil e no mundo.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.