Renda Variável

Dividendos: você sabe exatamente quanto está ganhando?

Para controlar uma carreira de ações com precisão é importante saber em detalhes o retorno dos dividendos.


Na nova realidade de juros baixos no país e a queda do retorno das aplicações em renda fixa, as ações e seus dividendos figuram entre alternativas de diversificação dos investidores, com o objetivo de obterem maiores ganhos.


Hoje, o que tem chamado a atenção é que o retorno dos dividendos (dividend yeld) de algumas companhias tem superado a taxa Selic, que está no seu menor patamar histórico. O dividend yeld é um indicador que mostra a relação entre os dividendos distribuídos e o preço da ação. 

O fato é que ao investir em ações, os dividendos são um importante componente de renda. Então, você precisa controlar a sua carteira, acompanhando o desempenho dela com base na valorização ou desvalorização dos papéis – isto é, o andamento das cotações no mercado, e também ver o quanto está ganhando especificamente com os dividendos. 

Com o Advisor, nosso consolidador de investimentos, é possível monitorar tanto pagamentos dos dividendos em reais, isto é, os rendimentos financeiros, quanto a rentabilidade (%) desses proventos. Tudo de forma automática e com cálculos precisos.

Como controlar os dividendos?

Fizemos uma simulação de uma carteira com as 10 ações com maior liquidez do mercado que mais distribuíram dividendos em 2019, base de um estudo que fizemos para o canal MyNews

Vamos supor que um investidor tivesse investido R$ 2 mil em cada uma delas no primeiro dia útil de 2019.

Ranking Companhia Ticker da Ação
1 Comgás CGAS5
2 Coelba CEEB3
3 Smiles SMLS3
4 Ser Educacional SEER3
5 Petrobras BR Distribuidora BRDT3
6 Geração Paranapanema GEPA3
7 Itausa ITSA4
8 Wiz  Seguros WIZS3
9 Itaú Unibanco ITUB4
10 Metal Leve LEVE3

 

Ao final de 2019, segundo informações geradas pelo Advisor, o resultado seria: 

Acompanhamento da carteira de ações no AdvisorNote que no ano de 2019, a rentabilidade da carteira no ano foi de 69,63% e a rentabilidade dos proventos (dividendos) foi de 15,65%. Em termos financeiros, o recebimento de dividendos totalizou R$ 3.396. O desempenho foi bastante positivo, pois no ano passado o Ibovespa fechou com alta de 31,58% e o CDI terminou em 4,5%.

 

Veja o desempenho da carteira em 2020 (de janeiro a agosto):

Acompanhamento da carteira de ações no Advisor

Em 2020, no acumulado até agosto, a rentabilidade da carteira foi de -15,83 e o retorno dos proventos, de 2,87%. No mesmo período, o Ibovespa recuou 14,07 e o CDI foi de 2,14%. Portanto, apesar da carteira ter caído assim como a Bolsa, a rentabilidade dos dividendos foi acima da taxa básica de juros. 

Agora, observe a evolução dessa carteira de ações desde o primeiro dia útil de 2019 até o final de agosto deste ano:

 

Evolução de uma carteira de investimentosFonte: Advisor SmartBrain

O portfólio teve uma rentabilidade de 40,62% desde o início, bastante acima do Ibovespa (16,25%)

Portanto com esses dados e informações gerados pelo Advisor, é possível ter uma visão completa do andamento da estratégia com ações, saber exatamente o quanto está ganhando e assim fazer boas análises e ter muito mais segurança para fazer mudanças na carteira. 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.