Gestão de Carteiras

Ferramentas essenciais no controle dos investimentos

Investir bem é um processo na qual é necessário alguma ter algumas ferramentas para um melhor controle e análise dos investimentos.


Fazer investimentos é um processo que fica simples com o uso da tecnologia. As ferramentas da SmartBrain ajudam os profissionais e investidores em cada etapa. 

Quando vamos comprar qualquer coisa, um carro, uma TV, uma geladeira, um celular ou um tênis, usamos o computador ou o smartphone para fazer pesquisas na internet, comparar preços e fazer análises da relação custo/benefício dos produtos. Fazer um investimento também começa com pesquisas e um comparador de investimentos é ideal para isso. Com esta ferramenta, você pode comparar as rentabilidades e os riscos dos produtos entre si como fundos, ações, títulos de renda fixa e fundos imobiliários e, desse modo, consegue escolher os mais adequados para o seu perfil.

É uma ferramenta gratuita e com ela você pode comparar, por exemplo, um título de renda fixa com um fundo DI, contrapor fundos imobiliários para ver qual é o melhor e verificar o desempenho de um fundo de ações em relação a uma ação ou conjunto de ações selecionadas. A vantagem dessa ferramenta é que ela não está limitada a comparar fundos, mas sim qualquer tipo de investimento financeiro.

Depois de escolher os melhores produtos, é o momento de testar uma estratégia. Ainda em uma analogia, quando vamos comprar roupas, experimentamos antes, provamos as melhores combinações. Na hora de escolher o carro, fazemos um test drive. Da mesma forma, um simulador de investimentos permite que você monte uma carteira virtual com uma combinação de aplicações financeiras. 

Ao usar um simulador de investimentos, você pode fazer uma alocação, por exemplo, distribuindo R$ 10 mil da seguinte forma: 20% em um CDB, 10% em uma LCI, 40% em um fundo de renda fixa, 20% em um fundo multimercado e 10% em ações. Ao criar uma carteira diversificada, você poderá ver a sua rentabilidade, variação ao longo do tempo e se esta combinação de produtos está realmente de acordo com suas expectativas.

Outro passo essencial é procurar um especialista - o assessor de investimentos - um profissional capacitado para ajudá-lo nas análises, decisões e acesso aos produtos. Assim como um médico especializado, este profissional poderá identificar suas necessidades e recomendar as melhores aplicações e estratégias.

Depois, é importante fazer o monitoramento e análise contínua da sua carteira usando uma ferramenta automática de controle de investimentos. É uma forma de organizar todos os seus investimentos em um único lugar e saber exatamente o quanto você está ganhando. 

Com um consolidador de investimentos, o investidor organiza e acompanha automaticamente, com cálculos precisos, a rentabilidade de todos os investimentos - aplicações financeiras e, inclusive, investimentos em imóveis. A ferramenta oferece diversas informações, dashboards e relatórios com análises de cada produto, de um grupo específico como, por exemplo, sua estratégia de renda fixa ou só de ações, sua divisão por corretoras ou bancos para que você possa ver qual instituição te oferece a gama de produtos mais rentáveis, além de dados sobre risco e liquidez. Assim, com base em informações consistentes, você tomar as melhores decisões de investimentos junto com o seu assessor. 

Então, hoje a tecnologia permite que você tenha o controle total dos seus investimentos em toda a sua jornada. Aproveite, faça as melhores escolhas e ganhe mais!

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.