Big Data

Os fundos multimercados macro são os mais procurados pelos grandes investidores

A pesquisa Big Data SmartBrain mostra os tipos de fundos multimercados favoritos dos grandes investidores em abril


Com a taxa básica de juros em patamar histórico mais baixo, os fundos multimercados têm sido bastante procurados pelos grandes investidores em suas estratégias de diversificação de investimentos.

A pesquisa Big Data SmartBrain analisou os tipos de multimercados mais aplicados em abril pelos investidores alta renda e private, conforme as recomendações que tiveram dos seus assessores de investimentos independentes – consultores e gestores de patrimônio.

Os fundos multimercado são mais complexos de serem analisados, pois existem diversas categorias e múltiplas estratégias de alocação que são utilizadas pelos gestores de recursos com o objetivo de superar o CDI ou de alcançar um retorno absoluto consistente para seus clientes.

No estudo, foram analisados 33 fundos multimercados mais escolhidos no mês passado. Entre eles, nota-se uma maior concentração, 40% em fundos da modalidade macro tradicional, que realizam operações com variados ativos – ações, moedas e juros, entre outros, tanto no Brasil quanto no exterior. Seus gestores desenvolvem estratégias em cima de análises dos cenários macroeconômicos e buscam aproveitar distorções entre diversos tipos de ativos a fim de gerar ganhos superiores, com um certo controle da volatilidade.

A segunda modalidade de fundo que mais se destaca, representando 18% da amostra, inclui aqueles que apesar de serem denominados como multimercados, alocam grande parte do capital em títulos de crédito privado, que por terem mais risco que os títulos do Tesouro, pagam taxas mais atrativas. Estes fundos multimercados com foco em crédito privado, buscam obter um ganho um pouco maior que o CDI.

Em terceiro lugar na preferência dos grandes investidores, uma fatia de 12% dos fundos multimercados, são aqueles que utilizam, de forma predominante, operações com ações. Nesta amostra existem fundos – Long and Short e também aqueles denominados como Long Bias, que buscam aplicar em ações e índices, mas usam estratégias com derivativos ou com posições vendidas para obterem ganhos com altas ou baixas do mercado ou ações específicas.

Nos demais 30% da amostra dos multimercados mais procurados em abril apareceram variados tipos de estratégias. Há fundos que investem em títulos de renda fixa internacionais, fundos quantitativos, que são baseados em modelos algorítmicos, entre outros com táticas específicas.   

Conheça agora lista dos TOP 10 fundos multimercados do mês de abril:


Nome Fundo


Nome Gestor


Rent. Mês(%)


Rent. Ano(%)


Rent. 12 Meses(%)


AZ QUEST MISTRAL FC FI MULT CRED PRIV


AZ QUEST INVESTIMENTOS


0,52


2,18


6,86


AZ QUEST LOW VOL FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

AZ QUEST INVESTIMENTOS

0,33

2,01

6,98


FIDES ABSOLUTO FI MULT


FIDES ASSET


2,54


14,91


36,89


EXPLORITAS ALPHA AMERICA LAT FIC FI MULT


EXPLORITAS ADM. FINANCEIRA


-0,25


6,82


15,23


PACIFICO MACRO FC FI MULTIMERCADO


PACIFICO GESTÃO DE RECURSOS


0,58


2,51


5,21


BAHIA AM MARAU ADVISORY FC FI MULT


BAHIA ASSET MANAGEMENT


0,34


3,81


6,86


OCCAM  EQUITY HEDGE FC FI MULTI


OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS


0,45


2,49


7,93


ABSOLUTE HEDGE FC DE FI MULT


ABSOLUTE


0,78


2,22


7,44


TRUXT I MACRO FIC FI MULTIMERCADO


TRUXT INVESTIMENTOS


0,20


2,78


6,70


CANVAS ENDURO II FC FI MULTIMERCADO


CANVAS CAPITAL


1,22


4,93


7,52

fonte: Big Data SmartBrain / obs: todos fundos de investimentos apresentados na pesquisa são abertos. Foram excluídos do levantamento os fundos exclusivos e os dedicados a determinados grupos e family offices.

Como você pôde ver, os 10 fundos multimercados mais escolhidos pelos grandes investidores em abril são de gestoras de recursos independentes. Em 12 meses terminados no mês passado, as rentabilidades destes produtos transitaram entre 5,21% a 36,89%. Nesse período, o CDI foi de 6,34%, portanto apenas um fundo ficou abaixo deste indexador.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.