Gestão de Carteiras

Conservador, moderado ou agressivo? Você sabe qual é realmente o seu perfil de investidor?

Conheça o seu perfil de investidor: com o SmartSimulador, você pode fazer um teste das suas reações em momentos de turbulência no mercado


Em algum momento, investidores como você já preencheram avaliações oferecidas por diversas plataformas de investimentos na internet ou responderam ao suitability, questionário que os bancos e as corretoras são obrigados por lei a aplicar para analisar o seu grau de tolerância ao risco.

Como deve ter notado, essas perguntas têm como objetivo apurar as suas caraterísticas de investidor - quais as disponibilidades financeiras, metas de curto, médio e longo prazos, necessidade de liquidez, aplicações que possui, experiência com produtos financeiros e a disposição para lidar com a volatilidade dos ativos. Por meio de metodologias específicas, cada resposta gera pontos equivalentes e seu somatório permite que as instituições financeiras definam os perfis.

Teoria versus Prática

Na teoria, os testes rápidos e mesmo o suitability parecem funcionar, mas na prática, vemos que é diferente. A maioria das pessoas acha que sabe exatamente qual é o seu perfil, mas no primeiro sinal de nervosismo no mercado financeiro, entra em desespero.

Em períodos turbulentos, de oscilações bruscas nos preços dos ativos, muitos investidores costumam agir de forma intempestiva e resgatam suas aplicações ou fazem movimentações erradas nas suas carteiras. Ou seja, abandonam as estratégias definidas com seus assessores e na maioria das vezes acabam perdendo dinheiro. Nesses momentos de alta volatilidade, muita gente sequer lembra do perfil de investidor resultante do seu suitability.

Porém, existem métodos complementares para você descobrir a sua resistência em relação às oscilações de preços dos ativos.

Suporte necessário

Como você já deve ter ouvido diversas vezes, sabe que cada investidor possui características muito específicas. Desta forma, analisar seu perfil, envolve conhecer seu momento da vida, sua carreira, o tamanho da sua família, seu patrimônio, entre outras tantas análises e, portanto, não se trata apenas de responder um questionário em um determinado momento.

A forma mais adequada é fazer isso constantemente com o acompanhamento de um profissional, pois na medida que ele te conhece mais profundamente pode avaliar as mudanças na sua vida e no seu perfil de investidor. Por isso sugerimos que você tenha um consultor de investimentos que possa te assessorar. A relação próxima trará informações adicionais a este profissional capacitado que saberá analisar suas necessidades, sua personalidade e seu comportamento diante de situações de vida e de seus investimentos.

Teste completo

Outro passo importante é que você conheça aonde está colocando seu dinheiro. Não basta ouvir uma recomendação e já ir logo investindo. É necessário que você teste, simule e veja como se comportam os ativos em que irá investir.

No site da SmartBrain, oferecemos gratuitamente o SmartSimulador, uma ferramenta que tem em sua base de dados todos os ativos do mercado brasileiro e que permite que você teste uma carteira de investimentos para saber como ela teria se comportado em termos de rentabilidade e volatilidade em diversos períodos ou cenários.

Com o simulador, você pode fazer um teste efetivo das suas reações diante da variação dos ativos e de seu portfólio em situações normais ou de turbulência no mercado. Por exemplo, em maio de 2017 no chamado “Joesley Day”, quando o Ibovespa despencou 8,8% e o dólar caiu 8,1%. Ou ainda recentemente, no dia 17 de maio, quando a bolsa teve queda de 3,4% e a moeda americana passou de R$ 3,70 em função de um ambiente negativo dos mercados emergentes e da decisão do Banco Central de manter a taxa Selic em 6,5% ao ano. Como teria se comportado a sua carteira nesses momentos? O que você teria feito?

Ao fazer uma simulação no SmartSimulador, você conseguirá medir a sua real sensibilidade e tolerância ao risco. Você conseguirá visualizar o quanto sua carteira oscilou e o que teria acontecido com suas aplicações. Ou seja, vai saber exatamente a sua sensação ao passar por um evento conturbado. Esse processo se tornará ainda mais claro se o consultor fizer questionamentos relevantes para você sobre suas reações diante das variações nos preços dos ativos.

Como vimos, o suitability é uma ferramenta, o conhecimento detalhado que seu consultor tem de seu momento de vida é essencial , mas ao simular uma carteira de investimentos você saberá se o conjunto das aplicações está realmente de acordo com a sua disposição de aguentar oscilações bruscas e assumir riscos.

Experimente gratuitamente o SmartSimulador. Você pode fazer isso agora!

Continue lendo o blog da SmartBrain!

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.