Daniela Rocha
por Daniela Rocha em 11 Janeiro 2019

Soluções com 100% de precisão nos cálculos

Contar com informações de qualidade é essencial para fazer boas análises e tomar decisões – principalmente na área de investimentos porque envolve dinheiro e projetos de vida.

Novas soluções tecnológicas permitem o processamento de grandes volumes de dados e a estruturação das informações de forma estratégica. Big Data, Business Intelligence e cloud computing vêm facilitando cada vez mais o dia a dia dos investidores. A transformação digital é uma realidade e está alterando a experiência dos investidores.

No mercado, há inúmeros sites e ferramentas que ajudam os investidores a pesquisar e comparar aplicações, simular carteiras e monitorar os investimentos que já possuem. Porém, é fundamental entender a dinâmica desses sistemas porque os resultados obtidos podem influenciar tanto as escolhas quanto a definição das estratégias.

A SmartBrain traz inovações e rompe padrões presentes nas fintechs que realizam a intermediação da compra e venda de produtos como, ações, títulos de renda fixa, tesouro direto, fundos ou outros ativos. Normalmente, os comparadores e simuladores de investimentos disponíveis no mercado possuem informações limitadas, contemplando apenas os dados das aplicações que estão nas suas prateleiras. Há casos de ferramentas onde só é possível pesquisar um tipo de ativo, por exemplo, só ações ou somente títulos de renda fixa. Além disso, nem sempre a precificação dos ativos vem de fontes oficiais e confiáveis. Por exemplo, são comuns sistemas que utilizam robôs para capturar esses dados na internet.

Até mesmo os robôs-advisors, que por meio de algoritmos, comparam alternativas de produtos e sugerem investimentos automaticamente, têm leques de ativos e opções de investimentos restritos - seja à uma mesma modalidade ou à uma lista limitada aos produtos que comercializam.

Cálculos precisos

A SmartBrain conta com um departamento específico formado por profissionais que têm vasta experiência no mercado financeiro e altamente qualificados em cálculos e gerenciamento de banco de dados, que seguem metodologias consagradas, observando as particularidades de cada ativo ou investimento.

Fazem parte das soluções da fintech, o Advisor, sistema de consolidação de extratos de investimentos financeiros e o módulo RealEstate, que consolida investimentos imobiliários e controla carteiras de aluguéis. A empresa também oferece outras duas ferramentas, o Comparador, que compara o desempenho de quaisquer investimentos e ativos financeiros, e o Simulador, que calcula a rentabilidade de carteiras virtuais de investimentos.

Atualmente, mais de 210 mil ativos são calculados e precificados na plataforma SmartBrain diariamente.

Rentabilidade da carteira online

Um dos principais desafios dos investidores e até mesmo de alguns profissionais do setor é fazer o acompanhamento correto da rentabilidade das carteiras de investimentos. De maneira geral, costuma-se efetuar um cálculo simplista para saber o retorno total do conjunto dos investimentos. Trata-se de uma fórmula superficial que desconsidera uma série de variáveis. Basicamente, o método usado é a média ponderada – a soma da rentabilidade de cada ativo multiplicada pelo seu respectivo peso (ou participação no portfólio) e depois esse valor é dividido pela soma dos pesos.

Fazendo essa conta básica, muita gente compara o desempenho ou saldo da carteira de investimentos no final de um mês em relação ao obtido no mês anterior. O problema é que esse tipo de cálculo, normalmente feito em planilhas e de forma manual, gera resultados aproximados ou distorcidos – não a performance real, o que pode atrapalhar as análises de investimentos ao longo do tempo. Assim, há o risco de o investidor não fazer as alterações necessárias, colocando em xeque as suas estratégias e metas.

O fato é que monitorar o desempenho de um conjunto de aplicações é algo complexo, pois existem muitas variáveis e na plataforma SmartBrain, o cálculo da rentabilidade das carteiras é feito de maneira precisa e automática.

O cálculo correto da rentabilidade de um portfólio de investimentos é cheio de detalhes e deve considerar o fluxo de entradas e saídas além de uma série de eventos ao longo do tempo. Então, é importante observar itens como:

A plataforma SmartBrain tem um banco de dados completo, com todos os ativos do mercado financeiro brasileiro e provido exclusivamente por fontes oficiais. Além disso, executa cálculos corretos com base na precificação dos ativos e fornece a rentabilidade real das carteiras de investimentos, usando metodologias adequadas, de acordo com as regras do mercado financeiro e com a monitoria de especialistas em finanças e tecnologia da informação.

 

Postado por Daniela Rocha Janeiro 11, 2019
Daniela Rocha